Ads Top

12 livros para ler na adolescência segundo leitores da GALILEU

 (Foto: Pixabay)

 

Não são poucos os livros lidos na adolescência que nos acompanham durante a vida inteira. Por isso, a GALILEU fez uma lista de livros que, de acordo com os nossos leitores, devem ser lido pelos adolescentes. 

A Revolução dos Bichos, de George Orwell (Companhia das Letras)
Clássico da literatura para quem quer aprender um pouco de história ou apenas se divertir. O livro traz a trama de animais de uma fazenda que decidem se rebelar contra o sistema problemático em que vivem, fazendo analogia à Revolução Russa de 1917.

Mulheres Que Correm Com os Lobos, de Clarissa Pikhola Etés (Rocco)
O livro aborda 19 mitos clássicos e traz uma reflexão sobre como as mulheres foram sendo "domesticadas" ao longo dos anos, até perderem seus instintos. Mulheres Que Correm Com os Lobos empondera eé  leitura importante para as meninas (e meninos) em formação.

Vida de Droga, de Walcyr Carrasco (Ática)
A vida de Dora muda drasticamente após o pai perder o emprego. Ao ter que deixar a vida de rica de lado, a garota conhece novas pessoas e começa a namorar com Gui, que vai apresentá-la às drogas e virar sua vida de cabeça para baixo.

Eu, Christiane F.: 13 anos, Drogada e Prostituída, de Kai Hermann e Horst Rieck (BestBolso)
O livro é resultado da entrevista de Christiane F., garota alemã que em 1978 tinha 15 anos e uma história de vida conturbada. A garota quis que a conversa virasse livro para chamar atenção para a questão das drogas na adolescência.

O Mundo de Sofia, de Jostein Gaarder (Companhia das Letras)
Muito mais que a história da protagonista Sofia, este livro traz um breve estudo sobre a filosofia e os pensadores mais importantes da história. A linguagem é didática e o livro é indicado para qualquer um que queira conhecer o mundo em que vivemos.

O Mundo Assombrado Pelos Demônios, de Carl Sagan (Companhia das Letras)
A famosa obra de Sagan fala de forma divertida sobre as pseudociências e as explicações místicas que vez ou outra se espalham por aí. O livro é uma defesa da ciência e da tecnologia para abrir caminhos nos dias de hoje.

O Apanhador no Campo de Centeio, de J. D. Salinger (Editora do Autor)
Um dos livros preferidos de leitores adolescentes e adultos. A obra conta a história do jovem Holden Caufield, que busca a própria identidade ao retornar do internato onde estuda para casa. Holden passa por muitos conflitos internos, mas também por situações um tanto quanto peculiares que definem a época em que o livro foi escrito.

A Droga da Obediência, de Pedro Bandeira (Moderna)
A Droga da Obediência é da coleção Os Karas, que conta a história de um grupo de amigos que vai em busca de mistérios e aventura. O clima de suspense tornou o livro queridinho dos leitores e figura na lista de mais procurados até hoje.

Fernão Capelo Gaivota, de Richard Bach (Record)
Fernão é uma gaivota cansada da mesmice. Por isso o pássaro busca novas formas de voar e fazer acrobacias, o que muda seu grupo. O livro é uma história de liberdade, amor e aprendizagem e cativa adolescente até hoje, décadas após sua publicação.

O Terceiro Travesseiro, de Nelson Luiz de Carvalho (Edições GLS)
O Terceiro Travesseiro contra a história de Marcus e Renato, amigos que em determinado momento passam a descobrir a sexualidade juntos e acabam namorando. Após a dificuldade de aceitação por parte das famílias e da sociedade, os garotos conhecem uma garota que formará um triângulo amoroso com os dois.

Meu Pé de Laranja Lima, de José Mauro de Vasconcelos (Melhoramentos)
Seguindo os passos de Zezé, garoto pobre de seis anos, o leitor entra em contato com assuntos ligados à desigualdade social e à pobreza. A história, aparentemente simples, envolve o leitor logo nas primeiras páginas e deixa uma reflexão para a vida toda.

Harry Potter, de J. K. Rowling (Rocco)
A saga do bruxinho mais amado da literatura — e das telonas — é uma ótima pedida para jovens que buscam aventura. O menino órfão que vai parar de uma hora para outra numa escola de magia já conquistou milhões de fãs — e tem tudo para conquistar você.

Leia mais:
+ "Cem anos de solidão": Livro de Gabriel García Márquez faz 50 anos
+ 10 livros clássicos para ler em um dia

*Com supervisão do editor Thiago Tanji.

Nenhum comentário:

Tecnologia do Blogger.