Ads Top

5 maneiras de turbinar seu cérebro

Dicas ajudam a facilitar o aprendizado (Foto: Divulgação)

A imagem de uma sala de aula fechada, com carteiras enfileiradas e um professor à frente, comandando o espetáculo, está ultrapassada. Hoje, os alunos são protagonistas do próprio aprendizado e o conhecimento transcende as paredes da escola formal. “Com a internet, a informação ficou mais acessível, especialmente pelos dispositivos móveis que podem ser consultados de qualquer lugar. A possibilidade de consulta/navegação para aprofundar o conhecimento pode acontecer de acordo com o interesse do aluno, independentemente de estar ou não dentro do espaço tradicional de educação”, afirma Patrícia Grasel, coordenadora da Pedagogia e EAD da Unisinos.

Todas essas novas tecnologias e recursos disponíveis para o aprendizado exigem adaptação do ensino para ressignificar as práticas pedagógicas, adequando-as ao tempo e espaço da sociedade atual. “É preciso repensar as modalidades de ensino, presencial e à distância, aproximá-las para pensar em modelos híbridos. A educação digital convida o aluno a ser autor do seu processo de aprendizagem, inclusive possibilitando a personalização do ensino, autoria que exige autonomia e colaboração nos processos de seus pares, seus colegas. E, além disso, com a possibilidade de explorar diferentes dispositivos, potencializamos nossa interação com o objeto de conhecimento”, explica Patrícia.

Ao contrário do que se pensava no passado, nosso cérebro acompanha essas transformações. Estudos de neurociência indicam que adquirir o domínio em diversas áreas do conhecimento amplia e torna os sistemas neurais mais comunicativos. Ou seja, é possível mudar a configuração física do cérebro com o aprendizado e adaptá-lo para absorver conhecimento fazendo uso dos recursos e tecnologias disponíveis no século 21. Quanto maior o leque de informações e de meios para obtê-las, maior será a capacidade do cérebro de se adaptar e absorvê-las. Então, que tal começar agora mesmo a atualização das suas conexões cerebrais?

 (Foto: Divulgação)

 


Confira cinco maneiras de turbinar seu cérebro para aprender mais e melhor.

1– Potencialize sua Rede de Comunicação
Os aplicativos de comunicação instantânea – como WhatsApp, Telegram, Viber, Hangouts, Messenger, entre outros – são grandes aliados neste processo. Use os grupos para trocar ideias, compartilhar evidências e avaliar argumentações.

2 – Organize suas articulações cognitivas
Represente seu pensamento por meio dos recursos de mapas mentais digitais, como o coggle.it, uma ferramenta on-line e gratuita que permite elaborar e visualizar com mais clareza as suas ideias e compartilhá-las com quantas pessoas quiser.

3 – Amplie seu networking
Use as redes sociais digitais – como Facebook, Instagram, Tumblr, Twitter – para conectar-se e interagir com as pessoas que transitam em sua área de interesse.

4 – Exercite autonomia
Faça MOOC (cursos massivos, abertos e on-line). Cursos autoinstrucionais são excelentes estratégias para estudo e, consequentemente, para adaptar o cérebro à cultura digital. Alguns MOOCs interessantes são oferecidos nos sites da Universia, Miríade e Coursera.

5 – Exercite autoria e compartilhe
Faça e compartilhe vídeos ensinando algo em que considera ter domínio. Você pode usar os canais do YouTube ou Snapchat, ou até mesmo o recurso Minha História do Instagram ou Facebook. Seja qual for o canal, o importante é compartilhar conteúdo autoral.

Nenhum comentário:

Tecnologia do Blogger.