Header Ads

Brasileiros compartilham informação demais na internet, diz estudo

 (Foto: Pixabay)

 

Estudo realizado pela empresa de segurança digital Kaspersky mostrou que 96% dos brasileiros que utilizam internet compartilham algum tipo de informação na rede. De acordo com a pesquisa, 66% postam fotos e vídeos de seus filhos e 45% afirmaram já terem divulgado imagens confidenciais de terceiros.

Além do exame do cenário brasileiro, a companhia de segurança digital também analisou o comportamento mundial: assim como no Brasil, há uma tendência global do compartilhamento exagerado de dados na internet. Segundo a empresa, uma em cada cinco pessoas admitiu dividir informações de cunho pessoal com estranhos e 44% dos entrevistados deixa suas postagens abertas ao público.

Leia mais:
+ Novo ataque hacker pode comprometer mais sistemas do mundo todo
+ Critérios de censura do Facebook vazam; conheça

"No mundo conectado de hoje, compartilhar informações com as outras pessoas nunca foi tão fácil e, de muitas maneiras, foi para isso que a Internet foi criada. Mas ao liberar dados importantes e sensíveis com estranhos com um simples toque de botão, você está, na verdade, abrindo seu controle sobre eles, porque você não consegue ter certeza de para onde essas coisas estão indo e de como serão usadas", explica Andrei Mochola, diretor de Negócios do Consumidor da Kasperky, em comunicado à imprensa.

Além desse problema, a pesquisa chamou atenção para a falta de cuidado dos participantes com seus dispostivos eletrônicos. Segundo a análise, 6% dos entrevistados dividem sua senha de desbloqueio com estranhos e 22% deixam seu celular sem proteção de senha nas mãos de alguém sem supervisão.

De acordo com Mochola, é irreal esperar que os usuários da rede parem de falar coisas publicamente, mas que usar o bom senso é o melhor remédio para não cair em alguma armadilha. "Pedimos a todos que pensem duas vezes antes de compartilhar informações importantes online. Também incentivamos aqueles que usam a Internet a implementar medidas de segurança para protegerem seus dados e sua privacidade."

Nenhum comentário

-Antes de sair lembre-se de COMENTAR nós damos muito valor a opinião do leitor(você)
-Críticas e elogios serão aceitos para que possamos melhorar cada vez mais.
-Diga com suas propias palavras
-Não use palavras de baixo calão

BOM AGORA QUE JA LÊU JA PODE COMENTAR!
Diga oque voce achou dessa publicação?

Tecnologia do Blogger.