Ads Top

Desinstale o uTorrent do seu computador e mude para uma destas alternativas

O uTorrent é o cliente de BitTorrent mais popular do mundo, mas tem um histórico meio conturbado: há alguns anos, ele começou a instalar mineradores de criptomoeda; e, recentemente, surgiram relatos de que os anúncios do programa vêm com malware. É hora de substituí-lo no seu computador.

Este mês, relatos no Reddit e em fóruns diziam que o uTorrent tentava rodar um anúncio baseado em Flash que tentava infectar computadores. O mesmo acontecia com o cliente oficial do BitTorrent (que é basicamente o uTorrent com outro ícone).

Trata-se do Meadgive, que instala ransomware no computador. Segundo a Microsoft, “intrusos que usam o Meadgive tipicamente injetam um script malicioso em sites comprometidos… ele costuma usar o exploit para uma vulnerabilidade do Adobe Flash”.

O uTorrent respondeu no fórum oficial explicando o que aconteceu, e dizendo que o problema foi resolvido:

Conforme relatado aqui, ocorreu um problema de segurança em que, quando um determinado anúncio era exibido, ele era capaz de transmitir um arquivo chamado meadgive. O Windows Defender e outros produtos de segurança detectavam isso e o bloqueavam, muitas vezes repetidamente.

Nós desativamos todos os anúncios deste tipo para conter o problema enquanto rastreávamos a origem. A fonte era um parceiro de anúncios que foi comprometido. Depois de obter confirmação positiva e notificação de que isso foi corrigido, nós testamos e verificamos a correção antes de restaurar tudo ao normal.

Mas, se você ainda for usuário do uTorrent, este é o momento ideal para se livrar dele e usar outro programa para baixar… distribuições do Linux, ou músicas e filmes sem copyright.

As alternativas têm funcionalidades equivalentes, são desenvolvidas em código aberto, não trazem crapware e não têm anúncios. Vamos a elas:

qBittorrent

O qBittorrent se descreve como uma “alternativa de código aberto ao uTorrent”. A interface é simples e intuitiva, disponível em setenta idiomas — incluindo português brasileiro — e o programa traz diversos recursos avançados.

Você pode priorizar torrents na lista, agendá-los para determinados horários, fazer downloads sequenciais (baixar um torrent por vez) e ajustar a largura de banda. Há suporte a links Magnet, feeds RSS, DHT/PEX/LSD, torrents privados e mais.

Você pode baixar o qBittorrent neste link para Windows, macOS, Linux, FreeBSD, OS/2 e Haiku (!).

Deluge

O Deluge também é um cliente BitTorrent multiplataforma de código aberto. Sua abordagem, no entanto, é baseada em plug-ins.

O programa é inicialmente bem básico, trazendo apenas controle de downloads, mas você pode ir adicionando recursos à medida que forem necessários. Por exemplo, há plugins para:

  • baixar torrents em ordem alfabética;
  • desligar o computador quando os downloads acabarem;
  • remover automaticamente os torrents inativos;
  • mover arquivos baixados para outra pasta;
  • fazer streaming de vídeos e áudios que ainda não terminaram de baixar;
  • configurar RSS para baixar séries.

A lista completa de plug-ins está aqui. O Deluge está disponível neste link para Windows, macOS e Linux.

Transmission

O Transmission tem uma interface ainda mais simples, lembrando a lista de downloads de um navegador web, e promete usar menos recursos do seu computador. Você pode clicar duas vezes em um torrent para ver mais informações, escolher os arquivos que deseja baixar e ajustar outras opções.

O programa vem por padrão em diversas distribuições do Linux, como Ubuntu e Fedora; e é bastante popular no macOS. Ele também está disponível em prévia para Windows. Você pode baixar o Transmission aqui.

Vale fazer uma ressalva aqui: no ano passado, o site do Transmission teve alguns problemas sérios de segurança. Em março de 2016, seus servidores foram comprometidos e a versão para Mac foi brevemente distribuída com ransomware. Em agosto, aconteceu de novo: os servidores foram comprometidos e distribuíram o programa para Mac com outro tipo de malware. Portanto, fique atento ao baixá-lo.

Qual alternativa ao uTorrent você está usando?

Desinstale o uTorrent do seu computador e mude para uma destas alternativas

Nenhum comentário:

Tecnologia do Blogger.