Ads Top

Novos SSDs da Western Digital têm mais capacidade e velocidade

Ainda não dá para afirmar que os SSDs com 3D NAND vão dominar o mercado, mas a Western Digital está fazendo a sua parte: nesta terça-feira (30), a companhia anunciou as primeiras unidades baseadas em memórias 3D NAND de 64 camadas. É a aquisição da SanDisk mostrando resultado.

WD Blue 3D NAND

As novas unidades pertencem às linhas WD Blue 3D NAND e SanDisk Ultra 3D. Ambas começam com versões de 250 GB e 2,5 polegadas, têm os mesmos controladores e usam interface SATA III. As velocidades de leitura e gravação sequenciais são de 550 MB/s (megabytes por segundo) e 525 MB/s, respectivamente.

Ambas as linhas também terão versões com 500 GB, 1 TB e 2 TB de capacidade. Números tão altos são possíveis graças à tecnologia 3D NAND (do tipo TLC). Com ela, cada chip de memória armazena várias camadas de células de armazenamento. Muitos dos SSDs atuais possuem 32 camadas de células. A Western Digital é a primeira fabricante a apostar em 64 camadas.

Via regra, unidades com mais capacidade de armazenamento também são mais rápidas. É o caso aqui, embora as diferenças sejam ínfimas na comparação com os SSDs de 250 GB: os modelos de 500 GB, 1 TB e 2 TB têm taxa de 560 MB/s na leitura sequencial e 530 MB/s na escrita.

SanDisk 3D Ultra

Segundo a Western Digital, as novas unidades serão lançadas globalmente a partir do terceiro trimestre. Nos Estados Unidos, as versões de 250 GB custarão US$ 100, aproximadamente. A companhia ainda não informou os preços sugeridos das unidades com mais capacidade, no entanto.

Chama atenção a estratégia da Western Digital de lançar produtos quase idênticos na divisão da SanDisk. Quase porque a linha da WD também terá versões com M.2 2280, coisa que não ocorrerá com a SanDisk. A empresa explicou a decisão dizendo que cada uma dessas marcas possui bases próprias de clientes e canais de distribuição, assim, é conveniente atendê-las separadamente.

Com informações: Engadget

Novos SSDs da Western Digital têm mais capacidade e velocidade

Nenhum comentário:

Tecnologia do Blogger.