Ads Top

Privação de sono faz o cérebro comer a si mesmo

Todo mundo que já teve uma noite mal dormida conhece o cansaço e a exaustão do dia seguinte. Mas a sensação de que precisamos de mais energia para nos concentrarmos e focarmos em atividades cotidianas não é por acaso: privação de sono pode fazer com que algumas sinapses sejam “comidas” por outras células cerebrais. A descoberta é de um time de cientistas da Universidade Politécnica de Marche, na Itália.

Ao comparar o cérebro de ratos com padrões normais de sono e o de roedores que ficaram sem dormir, eles perceberam que o cérebro tem um sistema de limpeza que, com quantidades de sono regulares, recria as sinapses danificadas e as transforma em novas membranas e proteínas.

Mas, em cérebros de ratos tiveram problemas de sono, esse mecanismo torna-se mais ativo, quebrando mais conexões neurais. Essas células são os astrócitos, as células neurais mais comuns, responsáveis pela nutrição dos neurônios e regulação da concentração de diversas substâncias que podem interferir no bom funcionamento dos neurônios – são elas que limpam as células desgastadas e em excesso no cérebro.

Veja também

“Nós mostramos pela primeira vez que partes das sinapses foram literalmente comidas pelos astrocitos por causa da perda de sono”, afirmou o líder do estudo, Michele Bellesi, ao New Scientist. Os cientistas conseguiram analisaram esse processo graças a um microscópio eletrônico que reconstruiu as atividades em 3D.

A maior ativação excessiva dos astrócitos não foi motivo para preocupação já que muitas das sinapses atingidas eram maiores e mais antigas. Bellesi compara o processo ao cuidado com móveis antigos, assim como a mobília, essas sinapses necessitam mais atenção e limpeza. O que está tirando o sono dos cientistas é que a fagocitose dos astrócitos em casos de privação do sono acelerou o funcionamento das micróglias, as menores células imunológicas do sistema nervoso que agem como guardiãs do cérebro – e estudos anteriores comprovam que a ativação das micróglias tem relação com o desenvolvimento de doenças neurodegenerativas, como Mal de Azheimer e demência, por exemplo.

A pesquisa foi publicado no periódico científico Journal of Neuroscience. A equipe de Bellesi defende que ainda precisa se aprofundar mais para saber o quanto a privação de sono interfere no aparecimento do Alzheimer.

Por via das dúvidas, melhor não varar muitas madrugadas.

Nenhum comentário:

Tecnologia do Blogger.