Ads Top

Será que tem como fazer sucesso repetindo fórmula?

Sabe aquela história que é impossível um raio cair duas vezes no mesmo lugar? Então, esqueça isso. Ao contrário do que diz a sabedoria popular, raios caem sempre nos mesmos lugares, sim – pontos relativamente altos ou que se destacam na paisagem, como prédios e árvores isoladas.

A probabilidade de um raio cair no mesmo lugar é comparada a chance de um grupo/artista novo emplacar mais de um hit nas paradas. Você pode até torcer o nariz, mas uma dupla de funk está desafiando essa prova do raio no cenário musical tupiniquim nesta temporada.

Tudo começou no meio do ano passado, quando MC Zaac e MC Jerry emplacaram o bizarro single ‘Bumbum Granada’. O som vinha numa onda completamente diferente do que estava sendo praticado no funk brasileiro. Ao invés de graves pesados que flertam com trap, os rapazes apostaram numa batida minimalista e uma voz de barítono que causava estranheza.

‘Vai taca, taca, taca, taca’ bateu Justin Bieber com ‘Sorry’ e Rihanna com o estrondoso hit ‘Work’ no Spotify Brasil por uns bons dias. Com a música número do 1 do país no digital, a dupla chegou a fazer OITO shows em apenas um dia. Afinal, tem que aproveitar a maré de sorte, né? Não sabemos o dia de amanhã…

Ainda na temporada, eles tentaram emplacar outras músicas que seguiam a linha de ‘Bumbum Granada’, mas não chegou perto. Uma das apostas deles foi a música ‘Paranauê’, que acumulou ‘apenas’ cinco milhões de visualizações e não ficou entre as músicas mais executadas do Spotify. Com um destino sombrio, a dupla anunciou o término no fim do mesmo ano. Um fogo de palha. Sorte de principiante. E a estigma de um raio não poder cair duas vezes no mesmo lugar seguia intacta.

funk

Após um porre de catuaba com um amigo, Zaac fez uma música simples que narrava o acontecimento com os seus amigos. Levou a letra para o estúdio e gravou, sem compromisso, a faixa ‘Vai Embrazando’. Lançada no começo de março, a cantiga se tornou um hit após aparecer como trilha sonora no Instagram de algumas pessoas como Neymar, Nego do Borel e Anitta. A nova música de Zaac bateu de frente com Ed Sheeran, Luis Fonsi e Justin Bieber nas plataformas de streaming. Até o momento, o clipe está perto da marca dos 150 milhões.

Uma parte da dupla voltou para os holofotes e prosseguia com a sua agenda de shows. Mas e o Jerry? Será que veríamos o MC em algum programa dominical falando sobre dificuldades e os sonhos que tinha sobre o mainstream? Na última sexta, o MC lançou uma faixa chamada ‘Pode se Soltar’ e está subindo na mesma velocidade que o sucesso ‘Bumbum Granada’ – cerca de 1,5 milhão de visualizações por dia.

Funk é pop

De vez em quando eu falo sobre funk por aqui, pois acho que, vivendo no Brasil, este estilo se enquadra como pop. Ele tem a mesma dimensão que sertanejo ou forró, ritmos genuínos que o povo escuta de verdade mesmo. O recebimento não é dos melhores, muita gente critica o estilo e por diversas razões. A maior parte delas é sobre as letras machistas e polêmicas que o funk, na maioria das vezes, aborda. Dentre as músicas que fizeram Zaac e Jerry ‘estourar’, todas têm este viés. Será que eles conseguiriam acertar a mão com músicas sem apelar?

Quando falam que é impossível fazer funk sem esta temática, eu logo lembro quando era guri e tocava muito funk na tv. Na época tinha Cidinho e Doca (Rap da Felicidade), Bob Rum (Rap do Silva) e Claudinho e Buchecha – eles sobressaíram da maioria por conseguir fazer bonito nos bailes, tocar no programa da Xuxa e estar no rádio FM.

Quem sabe se o Zaac e Jerry não beberem um pouco das referências de funkeiros como os citados (funkeiros que cantam sem apologia a violêcia ou machismo) dos anos 90, o raio não possa cair mais uma vez no mesmo lugar?

brunno-constante-colunista-papelpop
O jornalista paulistano, produtor musical e marketeiro Brunno Constante analisa, pondera, escreve e traz novidades sobre música no Papelpop todas as terças-feiras.

Fita Cassete é o alterego de Brunno quando ele fala sobre o assunto.

Quer falar com ele? Twitter: @brunno.


* A opinião do colunista Brunno Constante não necessariamente representa a opinião do Papelpop. No entanto, por aqui, todas as opiniões são bem-vindas. :)

O post Será que tem como fazer sucesso repetindo fórmula? apareceu primeiro em PAPELPOP.

Nenhum comentário:

Tecnologia do Blogger.