Ads Top

11 dicas fitness que, na realidade, fazem mal à saúde

 (Foto: Pixabay)

 



Mito 1: Para ficar em forma você só precisa ir à academia duas vezes por semana
Esse tempo não sustentará os benefícios ganhos. De acordo com Shawn Arent, especialista entrevistado pelo Business Insider, o mínimo é de três vezes por semana, mas o ideal é se mexer todos os dias. 

Mito 2: O melhor momento para malhar é durante a manhã
Na realidade o ideal é malhar quando você se sentir melhor. Se o atleta prefere se exercitar no meio da tarde ou à noite isso realmente não importa, o que faz diferença é estar disposto para fazer os exercícios de forma consistente.

Mito 3: Levantar peso transforma gordura em músculo
As células que armazenam gordura (adiposas) e as musculares são diferentes, então o que ocorre, na realidade, é que levantar peso gera o crescimento de músculos ao redor da gordura. Para diminuir a quantidade de gordura a saída é uma dieta saudável com vegetais, grãos integrais, proteínas e gorduras boas.

Mito 4: Quebra-cabeças e jogos são as melhores alternativas para “malhar” o cérebro
De acordo com estudos recentes,praticar atividades físicas é a melhor maneira de deixar o sistema de raciocínios afiado. “Exercícios aeróbicos são a chave para o cérebro, assim como para o coração”, escreveram pesquisadores da Universidade Harvard.

Mito 5: Exercícios físicos são a melhor forma de perder peso
Para emagrecer o ideal é mudar o estilo de alimentação. Pelo menos é o que acreditam os pesquisadores da Universidade do Texas, nos Estados Unidos: “Em termos de perda de peso, a dieta tem um papel muito maior que os exercícios”, afirma Philip Stanforth para o Business Insider.

Mito 6: Abdominais são a melhor forma de conseguir um tanquinho
Segundo pesquisadores de Harvard, o ideal é fazer o exercício chamado de “prancha”, pois ele estimula mais músculos, fortalecendo o todo o corpo. “Um bom treino base ajuda a fortalecer todo o conjunto de músculos que você usa todos os dias”, afirmam os especialistas. 

Mito 7: Treinamento de peso é para homens
Esse tipo de treino pode ser feito para fortalecer os músculos de qualquer pessoa, independentemente. O que estudos afirmam é que mulheres produzem menos testosterona que homens, acarretando em resultados diferentes.

Mito 8: São necessárias pelo menos duas semanas para ficar “fora de forma”
Na maior parte das pessoas, apenas uma semana basta para que as células musculares comecem a ser afetadas: “Se você parar de treinar sua condição física piora notavelmente, ou começa a piorar com menos de sete dias de descanso”, afirma Shawn Arent.

Mito 9: Correr uma maratona é a forma ideal de entrar em forma
Pesquisas têm mostrado que não há muita diferença entre correr uma maratona ou um curto período de tempo por dia. Os benefícios acabam sendo os mesmos, desde que a pessoa se exercite um pouquinho todos os dias.

Mito 10: Manter um “diário de alimentação” é uma boa maneira de monitorar e controlar o que você está comendo
Mesmo fazendo esforço para fiscalizar tudo direitinho, temos tendência a nos dar mais crédito do que realmente merecemos: “As pessoas tendem a superestimar o quanto se exercitam e a subestimar o quanto comem”, afirma Philip Stanforth.

Mito 11: Bebidas próprias para exercícios são a melhor forma de hidratar-se após o treino
A maior parte dessas bebidas são apenas açúcar e água, por isso especialistas recomendam que você beba apenas água e coma algo com proteína após a prática de exercícios.

Leia mais:
+ 13 mentiras sobre dietas que você não precisa mais acreditar
+ 11 fatos que você não conhecia sobre o seu próprio corpo

Nenhum comentário:

Tecnologia do Blogger.