Ads Top

13 mentiras sobre dieta que você não precisa mais acreditar

 (Foto: Pixabay)

 

Dieta da lua cheia, da melancia ou do abacaxi? Há tanta coisa sendo dita por aí sobre a perda de peso que ficamos sem saber no que realmente acreditar. Pensando nisso, a Business Insider resolveu fazer uma apanhado de13 mitos para tirar de vez as principais dúvidas daqueles que buscam ter uma alimentação mais saúdavel e não querem cair em outro conto da carochinha.

Mito 1: Você nunca deve "roubar" na dieta
Segundo a nutricionista britânica consultada pelo Business Insider, Nichola Whitehead, é completamente normal e aceitável exagerar um pouquinho de vez quando. Ela explica que "o motivo do aumento de peso a longo prazo é comer demais todos os dias". Para Whitehead, se você conseguir transformar sua dieta rica em carne vermelha e carboidratos processados em uma que contenha vegetais, grãos e proteínas magras, você já fez metade do trabalho.

Mito 2: Manter controle sob o número de calorias consumidas é a melhor forma de perder peso na dieta
Apesar da prática ser comum entre aqueles que querem perder peso, ficar contando o valor calórico de cada alimento consumido não é garantia de uma dieta saudável. É preciso levar em conta a composição nutricional de tudo o que é ingerido e como cada alimento exerce seu papel no funcionamento do corpo, desde as proteínas e carboidratos às vitaminas e minerais.

Leia mais:
+ 8 mitos sobre dietas em você precisa parar de acreditar
+ Exercícios não ajudam a perder peso? Alguns cientistas acreditam nisso

Mito 3: Comer comidas com baixo teor de gordura ajuda na perda de peso
Um estudo de oito anos que analisou quase 50 mil mulheres mostrou como parar de comer gordura traz pouquíssimos efeitos positivos para o corpo. No experimento, metade das participantes precisou passar por uma dieta longa de baixa gordura. Os pesquisadores descobriram que nenhuma delas diminui seus riscos de desenvolver câncer de mama ou do cólon e de doenças cardíacas.

lém disso, a perda de peso foi quase insignificante. O ideal é consumir alimentos ricos em gorduras mais saudáveis como nozes, peixes e abacate de maneira moderada.

Mito 4: Fazer uma "limpeza" no organismo utilizando produtos "detox" é o ideal antes de começar uma dieta
Seu corpo não precisa de ajuda para se desintoxicar, ele possui órgãos mais do que capazes de fazer isso naturalmente: os rins e o fígado. Os primeiros conseguem fazer um "enxugamento" no sangue, retirando qualquer coisa que esteja sobrando no nosso corpo. Já o fígado consegue processar qualquer medicamento ou substânica química presente no organismo.

Mito 5: Suplementos são aliados da dieta
Nenhuma pesquisa até agora foi capaz de comprovar os benefícios de se ingerir suplementos para a perda de peso ou o ganho de massa muscular. Alguns médicos, inclusive, os consideram drogas perigosas para a saúde de seus usuários. É o que afirma o professor de medicina da Harvard, S. Bryn Austin. Para ele, os suplementos são as substâncias "mais irregulares de todas e onde a maioria dos problemas surgem".

Mito 6: A dieta que funciona em mim também deve funcionar em você
Quando se trata de encontrar a dieta perfeita, a única coisa que você precisa ter em mente é que ela precisa se adapatar bem ao seu ritmo de vida. Só assim você será capaz de mantê-la pelo máximo possível de tempo. Portanto, não acredite que, só porque um regime deu certo para o seu amigo, ele funcionará para você também. Cada organismo se comporta de forma diferente, seja devido à genética ou aos hábitos de cada indivíduo.

Mito 7: A clara é a única parte saudável do ovo
Devido a pesquisas antigas feitas com coelhos acreditava-se que o consumo de colesterol presente em alimentos era prejudicial ao ser humano. Estudos mais recentes provaram o contrário: o consumo de colesterol não tem muito a ver com o nível real do índice desse tipo de gordura em nosso sangue. Portanto, pode comer sossegado seu omelete .

Mito 8: Cortar o glúten da dieta te deixa mais saudável
Pesquisas já comprovaram que a maioria das pessoas fica com algum tipo de inchaço depois de comerem, não importa se tenham ingerido trigo ou não. Ou seja, a não ser que você realmente sofra de doença celíaca, pode consumir glúten. 

Mito 9: Leite de amêndoas é melhor para a saúde do que o leite de vaca
Diferente de um copo de leite desnatado, que possui oito gramas de proteína, um copo de leite de amêndoas não possui nenhuma. Suas vitaminas, além disso, são incluídas apenas no processo de produção, o que torna difícil a absorção delas pelo corpo. O contrário, porém, ocorre com o leite de soja, que possui possui mais micronutrientes do que o leite de vaca e a mesma quantidade proteica. 

Mito 10: Tudo bem substituir refeições por sucos
Apesar de muitas bebidas possuírem vitaminas e até certo número de proteínas, os especialistas explicam que a melhor forma de conseguir esse tipo de nutriente é por meio de uma refeição balanceada. A ingestão de sucos durante as refeições pode, muitas vezes, ser prejudicial já que remove a maioria das fibras contidas no alimento que comemos. É exatamente essas fibras que proporcionam o sentimento de satisfação e a falta delas acaba nos deixando com fome muito mais rápido do que deveríamos.

Mito 11: Fique longe de alimentos que contenham glutamato monossódico
Algumas pessoas acreditam que ingerir uma grande quantidade da substância conhecida como glutamato monossódico pode resultar em um cansaço generalizado e uma espécie de formigação na base do pescoço. Isso, porém, não se deve ao ingrediente e sim ao excesso de comilança do seu almoço.

Mito 12: Esquentar a comida no microondas pode destruir seus nutrientes
Apesar de alguns alimentos realmente perderem algumas substâncias benéficas quando esquentadas, o microondas pode aquecer a comida sem destruir muitas delas. Isso porque o período em que os raios de energia são emitidos dura menos tempo do que o levado para algum alimento ser esquentado no fogo, por exemplo.

Mito 13: Sementes de chia, vinagre de cidra de maçã e cogumelos são "superalimentos"
Não existe nenhuma comprovação científica de que alguma comida seja o suprasumo do saudável. Apesar de alguns alimentos possuírem mais propriedades benéficas do que outros, não acredite nunca no termo "superalimento". Como sempre, o segredo da perda de peso é a boa e velha dieta balançeada.

Nenhum comentário:

Tecnologia do Blogger.