Ads Top

17 acontecimentos do mesmo ano em que 'Harry Potter' foi lançado

 (Foto: Reprodução)

 

Há 20 anos, em junho de 1997, Harry Potter e a Pedra Filosofal era publicado. O livro se tornou sucesso rapidamente, mas algumas outras coisas que abalaram o mundo — ou não — também ocorriam por aqueles dias.

Pensando nisso, a GALILEU listou 17 coisas que aconteceram em 1997 para você relembrar, com ou sem saudade, o fim do milênio passado.

Mundo da música
Há 20 anos, era gravado o filme O Mundo das Spice Girls, que foi lançado em 1998 e estourou no mundo inteiro. No Brasil, a banda Charlie Brown Jr. lançava seu primeiro álbum, Transpiração Contínua Prolongada, que continha os hits O Coro Vai Comê! e Tudo que Ela Gosta de Escutar.

TV brasileira
Na Globo, a novela O Rei do Gado chegava ao fim em fevereiro de 1997, enquanto o Planeta Xuxa, comandado pela rainha dos baixinhos, estreava dois meses depois. Já no SBT, o programa Fantasia entrava no ar, com uma porção de modelos e dançarinas na apresentação.

TV gringa
No exterior, mais especificamente no Japão, esse foi o ano de estreia de um gigantesco sucesso: o desenho Pokémon. Como se não bastasse, a sitcom norte-americana South Park foi lançada no mesmo ano — tornando 1997 ainda mais bem-sucedido para o ramo televisivo.

Política brasileira
Foi há apenas 20 anos que a reeleição para os cargos de prefeito, governador e presidente foi aprovada no Brasil. A emenda foi aprovada em 4 de abril daquele ano pelo Senado.

Esporte
A seleção brasileira, que na época contava com Ronaldo e era comandada por ninguém menos que Zagallo, venceu a Copa das Confederações. No tênis, Gustavo Kuerten, o Guga, ganhava pela primeira vez o campeonato Roland Garros.

Cinema
Há 20 anos, Jack e Rose encantavam — e partiam — nossos corações no sucesso Titanic. A produção, que viria a ganhar o Oscar de melhor filme em 1998, foi dirigida por James Cameron e gera um grande questionamento até hoje: afinal, Jack caberia ou não caberia no pedaço de madeira em que Rose se salvou?

Noticiário internacional
Foi nesse ano que cientistas conseguiram clonar pela primeira vez um mamífero a partir de uma célula adulta: a ovelha Dolly. O mundo também se comoveu quando a Princesa de Gales, Lady Di, morreu em um trágico acidente de carro.

Games
Em 1997, o Tamagotchi, bichinho virtual, foi lançado e virou sensação ao redor do mundo. Além dele, o lançamento do Nintendo 64 e do primeiro jogo da franquia Grand Theft Auto (GTA) abalaram o mundo dos games.

Literatura
Além do lançamento de Harry Potter, 1997 foi o ano em que a história da garota Sofia viralizou no mundo todo: O Mundo de Sofia, de Jostein Gaarder, foi um dos livros mais vendidos do ano.

Leia também
+ 11 revelações de J.K. Rowling sobre Harry Potter que não estão nos livros
+ 17 tatuagens incríveis inspiradas em Harry Potter

* Com supervisão de Giuliana de Toledo.

Nenhum comentário:

Tecnologia do Blogger.