Ads Top

3 truques científicos para deixar suas refeições mais saudáveis

 (Foto: Pixabay)

 

Cozinhar não é apenas uma questão de picar e misturar ingredientes. Para quem não sabe, o estudo dos alimentos pode proporcionar refeições mais saudáveis e menos calóricas — sem acrescentar ou tirar um único ingrediente.

Pensando nisso, o Science Alert listou três truques da American Chemical Society para uma cozinha de mais qualidade.

Dividir as calorias do arroz pela metade
Para diminuir as calorias do arroz, o truque é acrescentar um pouquinho de óleo de coco na água em que o produto será cozido. Mais precisamente 3% do peso do vegetal, o que dá cerca de uma colher de chá de óleo de coco para meio copo de arroz.

Depois disso, você deve diminuir o fogo do fogão e cozinhar por 8 ou 10 minutos e então colocar o arroz pronto na geladeira por 12 horas. O processo diminuirá o total de calorias em 50% ou 60%.

Isso ocorre porque o arroz possui dois tipos de amido: os digestíveis, que logo se transformam em glucose, e os indigestíveis. Ao executar o processo, o óleo transforma a arquitetura das moléculas de amido e, dessa forma, torna-os indigestíveis.

Impedir que frutas fiquem marrons
A técnica de passar limão nas frutas para que elas não oxidem já é conhecida, mas muitos não gostam porque os alimentos ficam com o característico sabor ácido. Por isso a dica é espremer o suco de limão e misturá-lo com água e só então passar a mistura nas frutas, colocando-as no freezer depois do processo.

A técnica permite que a vitamina C do limão impeça a enzima que torna os alimentos marrons de agir, mas sem expor as frutas ao gosto ácido do alimento.

Ter um frango mais suculento usando bicarbonato de sódio
Este truque consiste em passar um pouco de bicarbonato de sódio em todo o frango, embrulhá-lo por 15 minutos e enxaguá-lo antes de cozinhar. Depois, é só preparar a carne normalmente que ela estará bem mais suculenta.

Isso ocorre porque com o passar do tempo o pH do alimento diminui, o que deixa a carne mais dura antes do prepraro. O bicarbonato de sódio, por sua vez, aumenta temporariamente o pH da carne para 9, o que faz com que ela retenha água — ao invés de liberar — durante o cozimento. 

Leia mais:
+ 5 mitos sobre comida criados pelo marketing
+ Pesquisa aponta que "roubos" feitos por macacos são atividade cultural

Nenhum comentário:

Tecnologia do Blogger.