Ads Top

6 palestras do TED que todo amante de astronomia deve assistir

TED Talks que vão te ajudar a aprender mais sobre astronomia: James Green, da NASA, fala sobre os satélites e o planeta como possibilidade de vida (Foto: Reprodução/TED)

 

O TED Talks é uma conferência onde grandes pensadores se reúnem para apresentar teorias, ideias e pesquisas sobre diversos assuntos. Para a nossa sorte, um dele é astronomia. Separamos algumas palestras inspiradoras sobre o tema para você assistir em sua casa. 

(Todos os vídeos do TED têm legendas. Para ativá-las, clique em 'Subtitles' e selecione a opção 'português brasileiro'.)

1 - Como tirar a foto de um buraco negro
Ainda não sabemos exatamente qual é a aparência de um buraco negro, no entanto, isso pode mudar em apenas alguns anos. Nesta apresentação, a estudante de PhD do Laboratório de Ciência da Computação e Inteligência Artificial (CSAIL) do Instituto de Tecnologia de Massachussetts (MIT), Katie Bouman, explica o que ela e uma equipe internacional de astrônomos estão fazendo para tornar esse projeto uma realidade. 

2 - Visite, de sua casa, o Sistema Solar
Usamos o Google Earth no dia a dia para encontrar, dentro de mapas, ruas e até mesmo estabelecimentos. A equipe do Laboratório de Propulsão a Jato da NASA desenvolveu um aplicativo que faz o contrário: uma interface que sai da Terra para explorar o Sistema Solar, seus planetas e satélites. No vídeo, o engenheiro da agência espacial norte-americana, Jon Nguyen, explica o projeto e faz uma demonstração.

3 - Aventuras de uma caçadora de asteroides
Carrie Nugent tem um PhD em Geofísica e Física Espacial pela Universidade da Califórnia em Los Angeles, nos Estados Unidos, e se autoentitula uma "caçadora de asteroides". Na palestra, ela relembra a história do nosso planeta e explica como  está catalogando vários objetos que já colidiram com a Terra.

4 - Que horas são em Marte?
O dia marciano tem quarenta minutos a mais do que o dia da Terra. Pode parecer uma diferença simples, mas ela complica a vida da equipe da NASA que trabalha comandando as sondas que estão no planeta vermelho. Nesta apresentação fascinante, Nagin Cox, que faz parte da Missão Tática da Sonda Curiosity conta como o "fuso" de Marte afeta o dia a dia dos cientistas e engenheiros que trabalham em pesquisas sobre o planeta.

5 - Três luas e um planeta que podem ter vida alienígena
O que é necessário para gerar a vida como não a conhecemos? James Green, astrobiólogo membro da pesquisa de exploração e astrobiologia do Sistema Solar da NASA, discute quais são os elementos essenciais para o surgimento de vida e quais são os corpos do nosso Sistema Solar que apresentam tais características. 

6 - Como uma astrônoma cega encontrou seu caminho para ouvir as estrelas
Nesta palestra emocionante, a astrofísica Wanda Diaz Merced conta sua trajetória: após ficar cega aos 20 anos, ela continuou a estudar as explosões de radiação gama. Em vez de olhar para os eventos, a cientista passou a ouvi-los.

Leia também:
+ 7 vídeos absolutamente inspiradores sobre o cosmos
+ 5 TED talks de ciência incríveis que você precisa assistir

Nenhum comentário:

Tecnologia do Blogger.