Ads Top

Abrigos climatizados em florestas ajudariam pandas a sobreviver

China planeja abrigos refrigerados para pandas (Foto: Pixabay/skeeze)

Mais uma consequência das mudanças climáticas: pesquisadores analisaram o habitat dos pandas-gigantes, na China, e se preocuparam com o aumento de temperatura nas regiões onde os animais vivem. De acordo com os cientistas, uma área com mais de 4,4 mil quilômetros quadrados apresentou tendências para alcançar temperaturas de até 30ºC — estudos da Academia de Ciências de Pequim indicam que temperaturas superiores a 25ºC podem prejudicar a saúde dos pandas, como desidratação e problemas metabólicos, além de prejudicar sua capacidade de reprodução. 

Os pesquisadores também estão analisando como as mudanças climáticas afetarão a oferta de bambu na região onde os pandas-gigantes vivem. Para os especialistas, as autoridades chinesas deveriam construir "microhabitats" artificiais ao longo da floresta, com características ambientais semelhantes àquelas que os animais estão acostumados a viver. Com esses abrigos, os pandas poderiam se deslocar em segurança por áreas maiores e encontrariam oferta de comida suficiente. 

Após os animais correrem risco de entrar em extinção na década de 1980, o governo da China iniciou um esforço para recuperar as populações de pandas. Uma das principais medidas foi reflorestar regiões desmatadas e plantar bambu nas regiões habitadas pelos mamíferos: em média, os pandas podem comer mais de 30 quilos de bambu todos os dias.

Nenhum comentário:

Tecnologia do Blogger.