Ads Top

Cabras aprendem a subir no topo de árvores para se alimentar

Cabras são vistas em cima das árvores (Foto: Reprodução/YouTube)

 

Imagine andar por um parque, olhar para cima e ver várias cabras caminhando pelos galhos das árvores. Pode parecer estranho, mas é isso que está acontecendo no sudoeste de Marrocos.

Cabras domésticas estão aprendendo a escalar árvores de argânia devido à forte seca da região. Como as folhagens encontradas no chão são escassas, a solução encontrada pelos donos dos animais foi simples: ensiná-los a escalar os galhos mais altos da vegetação, onde o alimento é farto.

Leia mais:
+ Homem passa três dias vivendo como cabra e ganha prêmio
+ Cientistas afirmam que cabras são tão inteligentes e carinhosas quanto cachorros

As cabras possuem uma habilidade natural para a escalada. Muitas das espécies selvagens vivem tranquilamente em altas montanhas. Mas poucas sabem como subir em troncos e galhos.

Para treinar os animais, seus criadores os ensinam desde filhotes. No começo, os homens podam as partes mais complicadas da planta. Depois, quando tornam-se adultas, as cabras já são hábeis trepadoras de árvores.

Além de ajudar as cabras a sobreviverem, o novo hábito tem contribuído para a dispersão de espécies dos vegetais. De acordo com pesquisas, as cabras mascam as sementes de argânia e as cospem longe das árvores-mãe, distribuindo melhor a disposição das árvores.

(com informações de NYT)

Nenhum comentário:

Tecnologia do Blogger.