Ads Top

Cidade nazista subterrânea é descoberta na Holanda

Complexo nazista na Holanda conta com marcações nas paredes. Estrutura possui cozinhas, quartos e até saunas (Foto: Reprodução/BBC)

 

Na praia da cidade de Haia, na Holanda, estão as entradas de um complexo que abrigou tropas nazistas durante a Segunda Guerra Mundial. São cinco bunkers que formam uma grande cidade subterrânea: com longos corredores, o local conta com cozinhas, dormitórios e até mesmo saunas.

O complexo foi construído em 1942, dois anos após os nazistas invadirem a Holanda, com o objetivo de invadir a invasão dos Aliados. Até então, o local era um vilarejo de pesca chamado Scheveningen. Com a construção, cerca de 135 mil moradores da região foram expulsos de suas casas. A área se tornou restrita, e muitos dos holandeses que moravam ali foram forçados a ajudar na construção do esconderijo nazista

Estima-se que mais de três mil soldados tenham vivido na estrutura subterrânea. As paredes dos grandes corredores possuem marcações realizadas durante a guerra: PAK indica a direção dos tanques de guerra, enquanto K mostra a proximidade da costa. 

Marcações revelam a direção de tanques de guerra e a proximidade da costa de Haia (Foto: Reprodução/BBC)

 

A descoberta faz parte de um projeto da Fundação Scheveningen Atlantic Wall que tem como objetivo preservar a história do país. O governo holandês decidiu abrir os bunkers para que as novas gerações aprendam mais sobre a Segunda Guerra e o histórico do próprio país.

(Com informações da BBC e do The Daily Mail)

Leia também:
+ Cápsula com relíquias do nazismo é encontrada na Polônia
+ Conheça a metrópole nazista que nunca saiu do papel

Nenhum comentário:

Tecnologia do Blogger.