Ads Top

Cientistas descobrem planeta com as maiores temperaturas já registradas

 (Foto: NASA / JPL-Caltech / R. Hurt (IPAC))

 

Cientistas registraram o planeta mais quente já identificado pelo homem. O exoplaneta — como são chamados os corpos fora do Sistema Solar — recebeu o nome de KELT-9b e possui uma temperatura estimada em 4.600 Kelvin, algo em torno de 4.327ºC, aproximadamente três vezes mais que a temperatura média da lava vulcânica.

Segundo os pesquisadores, o planeta é irradiado pela estrela maciça na qual orbita, a KELT-9, que possui uma temperatura estimada em 10.170 Kelvin, ou 9.896 ºC. As irradiações estelares ultravioletas dela são tão fortes que estão destruindo a atmosfesta do exoplaneta.

Leia mais:
+ Astrônomos descobrem super-Terra e mais 59 exoplanetas próximos
+ Novo planeta pode ser a maior esperança de vida fora da Terra

Até o momento, o planeta mais quente já documentado possuía uma temperatura de 3.300 Kelvin, ou 3.026ºC e orbitava uma estrela de 7.430 Kelvin, algo em torno de 7.156 ºC.

Antes conhecia-se apenas seis exoplanetas orbitando estrelas do tipo A, ou seja, aquelas que possuem uma temperatura entre 7.300 e 10.000 Kelvin. O KELT-9b é o primeiro a estar na órbita de uma estrela do tipo B, com números superiores ao 10.000 Kelvin.

A pesquisa foi publicada na revista Nature e contou com especialistas da Alemanha, Austrália, Dinamarca, Portugal, Japão, Itália e Estados Unidos, segundo relatou reportagem do G1.

Nenhum comentário:

Tecnologia do Blogger.