Ads Top

Claro libera chamadas por Wi-Fi no iPhone e Android

Sem alarde, proprietários de iPhone e alguns smartphones da Samsung tiveram uma nova opção em seus dispositivos, a tecnologia Wi-Fi Calling. O recurso permite que você utilize sua linha telefônica em qualquer lugar com acesso à internet, independente do sinal da operadora de celular.

A Claro não é a primeira operadora a oferecer o serviço no Brasil: a Vivo lançou o recurso no começo de 2016; logo em seguida, a Porto Seguro Conecta fez o mesmo. A Vivo oferece o serviço em iPhones e em determinados smartphones da Samsung, enquanto a Porto Seguro libera o recurso em certos aparelhos da Samsung e LG.

De acordo com o regulamento, o serviço só está disponível para clientes de planos pós-pagos. Apesar de usuários de iPhone já conseguirem ativar a novidade, o documento aponta que o serviço está disponível apenas para Galaxy S7, S7 Edge, S8 e S8+ que estiverem com softwares atualizados.

No iPhone, o nome da operadora muda para “Claro Wifi” quando a função está ativada. Nos smartphones Android, o ícone da tecnologia fica localizado próximo aos indicadores de sinal.

Outra curiosidade que o regulamento aponta é sobre a cobrança de chamadas. Normalmente, as ligações no Wi-Fi Calling são tarifadas de acordo com a área de origem da sua linha (chamadas do DDD 11 para o 31 podem sair mais caras, por exemplo). No entanto, o item 3.1.1 informa que as ligações realizadas para qualquer número, seja fixo ou móvel, serão cobradas como se fossem uma chamada local. Isso deve beneficiar os clientes de planos antigos, que ainda têm cobrança diferenciada para DDD.

Quando o Wi-Fi Calling está ativado, você deixa de utilizar a rede celular da Claro enquanto seu dispositivo está conectado a uma rede Wi-Fi, o que é útil se você está em um local com baixa recepção de sinal celular, mas tem internet por perto. Além disso, o recurso ajuda viajantes a economizarem fortunas com roaming internacional, já que é possível fazer e receber chamadas (ou SMS) sem pagar tarifa extra enquanto no Wi-Fi.

Você que usa Claro e tem smartphone compatível: já conseguiu ativar o serviço?

Claro libera chamadas por Wi-Fi no iPhone e Android

Nenhum comentário:

Tecnologia do Blogger.