Ads Top

Como é tomar café no espaço?

Tomar café só é fácil quando se está na Terra.  Os astronautas da Nasa que o digam. Lá acima da estratosfera não há a mínima possibilidade de abrir um coador, muito menos tentar usar suas cápsulas de expresso. Quem quer um pouco de cafeína tem que suar o traje espacial.

Primeiro é bom reforçar: o café consumido fora do chão não vem pronto da Terra. Felizmente para os astronautas, há um mínimo de frescor envolvido na preparação da bebida. E o processo é bem parecido com o que temos aqui. O cansado trabalhador interplanetário pega uma porção de pó de café (dessa vez congelado e desidratado) e mistura com um tanto de água quente. Para que tudo não saia voando pelos ares, o H2O é inserido no saquinho de café por meio de um cano instalado nas paredes da estação espacial.

Depois de pronto, o segundo desafio é tomar a bebida – ou comê-la, se assim você preferir. Com a gravidade zero, o líquido se transforma em uma espécie de gelatina voadora. Cabe ao astronauta chupá-la. Jack Fischer, piloto de testes da força aérea americana (e atual membro do programa espacial) quis tornar esse momento público. Durante uma transmissão ao vivo da estação espacial, ele decidiu tomar bebida. Você vê a gravação abaixo:

“Café é uma das minhas coisas favoritas na Terra”, afirma Fischer no vídeo, antes de lançar as esferas de cafeína pelo interior da estação. Mas espere, o astronauta não poderia simplesmente tomar o café de canudinho? Claro que sim. Mas ele explica por que escolhe esta outra forma: “É bem divertido brincar com a comida aqui no espaço, então é isso que eu faço”.

Nenhum comentário:

Tecnologia do Blogger.