Ads Top

Corpo de Salvador Dalí será exumado para teste de paternidade

 (Foto: Flickr/thierry ehrmann)

 

Nem mesmo João Kleber iria tão longe para fazer um teste de paternidade. Um juiz espanhol acabou de autorizar a exumação do corpo do pintor surrealista Salvador Dalí para que um teste de paternidade seja realizado com seus restos mortais. María Pilar Abel Martínez entrou com uma ação para ser reconhecida como filha do pintor há quase dez anos.

Para o juiz, é necessária uma prova biológica para confirmar que o pai de María Pilar é mesmo o artista. Segundo reportagem do jornal "El Mundo", apesar de já existir uma autorização judicial, não se sabe ainda quando o corpo do espanhol será retirado de sua tumba, que fica dentro do Teatro-Museu Dalí, em Figueres, na Catalunha, cidade natal do pintor.

Leia também
+ Walt Disney e Salvador Dalí planejaram um curta juntos
+ As ilustrações de Salvador Dalí para ‘Romeu e Julieta’

Tumba de Salvador Dalí em museu dedicado ao pintor, em Figueres, na Espanha (Foto: Giuliana de Toledo)

 

María Pilar, hoje com 61 anos de idade, tenta provar ser filha de Dalí desde 2007. Segundo ela, a mãe contava ter mantido relações sexuais secretas com o pintor na vila de Portlligat, na Catalunha, onde o artista vivia, enquanto trabalhava como empregada na casa de outra família local, no ano de 1955. No ano seguinte, ela se mudou para Castelló d'Empúries, onde se casou e teve sua filha em 1º de fevereiro de 1956. 

Se María Pilar vencer o processo, ela poderá ter o direito de carregar o nome Dalí e tomar parte dos direitos autorais do pintor se abrir uma nova disputa para tal. Hoje, apenas uma filha do espanhol é conhecida, Cecile Éluard Boaretto, tida com sua esposa, Gala Éluard Dalí.

Fachada do Teatro-Museu Dalí na cidade de Figueres, na Espanha (Foto: Giuliana de Toledo)

 

O pintor catalão foi um dos pioneiros do movimento artístico surrealista, retratando situações bizarras e oníricas em seus quadros e gravuras. Além de artista plástico, Dalí também trabalhou com fotografia e cinema, junto a diretores como Alfred Hitchcock e Luis Buñuel.

Teatral, extravagante e exagerado, Dalí chamava atenção pelo seu estilo de vida, não só pelos seus trabalhos. Suas principais obras foram A Persistência da Memória, A Tentação de Santo Antônio e O Sonho. Dalí morreu de insuficiência cardíaca, aos 84 anos, em 23 de janeiro de 1989.

 

Nenhum comentário:

Tecnologia do Blogger.