Ads Top

Desapegue de objetos antigos tirando fotos de recordação antes de doar

 (Foto: Pixabay)

 

Para aqueles que estão querendo se livrar das tranqueiras armazenadas em casa, a ciência tem uma dica que pode ajudar. Segundo pesquisadores das universidades Estadual da Pensilvânia, do Texas e do Estado de Ohio, nos Estados Undios, tirar uma foto dos objetos que você precisa doar mas que evocam a sua memória afetiva ajuda a amenizar a dor de mandá-los embora.

O estudo, publicado no periódico Journal of Marketing, analisou a resposta de 797 estudantes do campus da Pensilvânia a duas campanhas de doação diferentes para chegar aos resultados. Na primeira, os cartazes pediam aos estudantes para tirar uma foto dos objetos de que gostavam mas que não utilizavam mais e depois doá-los. Na segundo, os anúncios só informavam aos alunos os locais de doação.

Leia também
+ O café pode melhorar a sua memória — se for consumido na hora certa
+ 5 maneiras cientificamente comprovadas de melhorar a memória

No final das duas empreitadas, os pesquisadores descobriram que aquela que motivava a captura de fotos antes da doação teve uma participação maior, com 613 itens doados contra 533 da outra campanha.

Segundo os pesquisadores, não é algo surpreendente que as pessoas consigam manter suas memórias vivas apenas com fotos dos objetos queridos, só não é algo intuitivo. "É algo que precisamos treinar", explica Rebecca Reczek, coautora do estudo, ao site Eurekalert.

Para eles, porém, a ideia não é aplicável a objetos com muito ou pouco valor sentimental. Nem a coisas que você gostaria mais de vender do que de doar. Um vestido de noiva, por exemplo, talvez seja algo importante demais para uma foto substituir.

Nenhum comentário:

Tecnologia do Blogger.