Ads Top

Documento de 500 anos dá dicas para samurais cegarem inimigos

 (Foto: Wikimedia commons/Raimund von Stillfried)

 

Um antigo texto samurai conhecido como Pergaminho da Espada, de quase 500 anos de idade, foi traduzido pela primeira vez para o inglês. Os escritos trazem instruções para realizar lutas durante à noite e receitas para substâncias capazes de cegar o oponente.

O pergaminho havia sido traduzido do japonês antigo para o moderno por Fumio Manaka, um mestre Kobudo, uma antiga arte marcial japonesa. Agora, ele tem sua versão em inglês graças a Eric Shahan, tradutor especializado em textos sobre artes marciais que também é faixa-preta em Kobudo.

Leia mais:
+ Milhares de gravuras japonesas antigas que você pode baixar de graça
+ 15 construções do Japão que vão te fazer duvidar das leis da física

Nos textos do pergaminho, encontram-se conselhos para ser um grande guerreiro. O principal deles é "não ter nenhum mal no coração" e possuir todos os membros do corpo em perfeito equilíbrio. Os escritos também alertam para a importância da cautela em todas as batalhas. Segundo o documento, é melhor evitar uma luta com oponentes demais, já que mesmo um grande guerreiro pode padecer sob o ataque de muitos.

E quando se precisa de uma ajuda a mais contra inimigos? Os textos trazem receitas para pós e substâncias usadas para cegar oponentes em batalhas. Um deles, por exemplo, ensina a criar uma espécie de spray de pimenta rústico. Basta retirar o conteúdo de um ovo de galinha e colocar pó de pimenta dentro. Quando em batalha, basta o guerreiro jogar o preparado no rosto do oponente para cegá-lo.

Em outra parte dos escritos, existem conselhos quanto aos tipos de combate armado que o samurai pode enfrentar. Os principais focam em cenário noturnos, alertando os guerreiros a ficarem escondidos em locais escuros para identificar bem a formação e armamento do inimigo antes de qualquer avanço.

Acredita-se que os autores do Pergaminho da Espada sejam dois grandes samurais. O principal deles é conhecido como Yamamoto Kansuke, que viveu entre os anos 1501 e 1561, e outro é Kusunoki Masashige, que lutou pelo imperador Go-Daigo durante o século 13.

Shahan, tradutor do texto para o inglês, explica, porém, que não há certeza sobre a autoria. Afinal, quatro versões do Pergaminho da Espada circulam pelos livros japoneses. Algumas partes do texto e das ilustrações mudam de uma variante para outra, mas o conteúdo é praticamente o mesmo. A novidade desta última versão são as instruções para cegar oponentes.

(com informações de LiveScience)

 

Nenhum comentário:

Tecnologia do Blogger.