Ads Top

Dois urubus machos chocam ovo abandonado em zoológico da Holanda

O último dia do mês de maio deu ao zoológico de Amsterdã mais uma família feliz de urubus. O filhotinho que nasceu para coroar a união do casal não faz nem ideia disso, mas sua vinda ao mundo vem cercada de simbolismo. Isso porque quem chocou seu ovo foram seus dois pais: um par de urubus machos que mantêm um relacionamento já há alguns anos.

Segundo o zoológico, o ovo foi encontrado no chão do aviário onde costumam ficar os urubus. Inicialmente, a ideia foi colocá-lo para chocar numa incubadora – procedimento comum nesse tipo de situação. Mas depois, alguém pensou em uma opção melhor: colocar o ovo no ninho que um casal de machos que vivem por lá havia preparado no alto das rochas de seu viveiro.

Veja também

Os dois machos moram no zoológico desde 2010, e foram interceptados durante uma operação de combate de tráfico de animais na Espanha. Os bichos adotaram para si o ovo abandonado, se revezando durante dois meses na tarefa de monitorar o ninho até que o bebê nascesse. Agora, eles assumiram também a sua criação, alimentando e cuidando do filhote.

Apesar do comportamento homossexual no caso dos urubus – e de outras espécies de pássaros, sobretudo – não ser incomum, a equipe do zoológico de Amsterdã acredita que seja o primeiro registro de nascimento nessas aves.

Nenhum comentário:

Tecnologia do Blogger.