Ads Top

Drones são equipados com desfibriladores para prestar rápido socorro

 (Foto: Pexels)

 

Pode ser que, de certa forma, anjos da guarda realmente venham voando para nos salvar. Pesquisadores da Suécia desenvolveram um drone que carrega consigo um aparelho desfibrilador. O objetivo é socorrer as vítimas de ataques cardíacos o mais rápido possível.

O grupo faz parte do Instututo Karolinska e, para testar seu invento, colocou os equipamentos em um corpo de bombeiros em uma região rural próxima a Estocolmo. Os drones foram enviados a 18 localizações onde já ocorreram incidentes para testar sua velocidade e eficiência.

Leia mais:
+ Nikola Tesla previu o uso de drones há 118 anos
+ Cientistas criam tecido de coração humano usando folha de espinafre

Os drones conseguiram percorrer distâncias de aproximadamente dez quilômetros em uma média de pouco mais de cinco minutos. Segundo dados coletados pelo grupo, as ambulâncias demoravam cerca de 22 minutos, quatro vezes mais o tempo utilizado pelos drones. A cada minuto passado sem os primeiros socorros necessários, o paciente de ataque cardíaco perde suas chances de sobreviver em 10%, de acordo com especialistas.

De acordo com um dos líderes do projeto, Jacob Hollenberg, se os resultados de testes em situações reais forem positivos, os drones poderão serão implantados no sistema de resgate em um ou dois anos. Após o sucesso do projeto, os cientistas planejam desenvolver um equipamento capaz de salvar vítimas de afogamento

Nenhum comentário:

Tecnologia do Blogger.