Ads Top

É o fim da linha para o Delicious

Você se lembra do Delicious? O serviço permite armazenar seus favoritos, organizá-los com tags e deixá-los públicos para seus seguidores. Depois de ficar muito tempo abandonado, ele está sendo adquirido pelo concorrente Pinboard.

A partir de 15 de junho, o Delicious será colocado em modo somente leitura. Usuários não poderão salvar novos favoritos, nem usar a API.

Os dados do Delicious — mais de um bilhão de favoritos — provavelmente não serão apagados. Maciej Ceglowski, dono do Pinboard, diz que comprou o serviço “em parte para que ele não desaparecesse da web”. Será possível exportar os favoritos em breve, para o Pinboard ou para outro lugar; o recurso “foi desativado há alguns meses por motivos de desempenho”.

O Pinboard guarda seus favoritos, armazena os links que você favoritar no Twitter, e sincroniza com serviços como Instapaper e Pocket. O plano básico sai por US$ 11 anuais; há também a “conta de arquivamento”, que salva uma cópia das páginas que você favoritar, e custa US$ 25 por ano.

História

Esta é a quinta vez que o Delicious troca de mãos. Ele foi vendido para o Yahoo em 2005, avaliado entre US$ 15 milhões e US$ 30 milhões. “Até mesmo o Yahoo, que costuma ter facilidade em má gestão, teve que trabalhar arduamente para prejudicar o Delicious”, escreve Ceglowski.

Em 2011, os fundadores do YouTube compraram o serviço por um valor entre US$ 1 milhão e US$ 5 milhões. Após algumas mudanças para se tornar mais social, o Delicious foi vendido para a empresa de investimento Science, Inc. em 2014.

Então, em 2016, o serviço passou para as mãos da Delicious Media, parceria formada entre a Science, Inc. e a empresa Domainersuite. Por fim, ele está sendo adquirido pelo Pinboard por apenas US$ 35 mil.

É o fim da linha para o Delicious. Ceglowski finaliza seu comunicado dizendo: “não tente competir com o Pinboard”.

Com informações: Pinboard, The Next Web.

É o fim da linha para o Delicious

Nenhum comentário:

Tecnologia do Blogger.