Ads Top

Elisabeth Moss: “The Handmaid’s Tale”, “Mad Men” e os papéis poderosos da atriz

Elisabeth Moss voltou a reinar no mundo das séries com “The Handmaid’s Tale”, o novo drama do streaming Hulu. Na trama, Moss é a protagonista Offred e vive num futuro distópico, em um regime totalitário e teocrático.

A produção está fazendo o maior sucesso e está dando o que falar por causa da sua premissa extremamente assustadora. Por conta disso resolvemos falar um pouco mais de Elisabeth Moss, a grande estrela da série.

Todo mundo deve se lembrar da atriz em “Mad Men”; ela interpretava a Peggy, uma mulher que colocava o feminismo para jogo nos anos 60. Ela foi a primeira a ser promovida e sair da posição de secretária na agência em que trabalhava – na época, só mulheres costumavam ter essa função. Moss ganhou dois SAG Awards, em 2009 e 2010, por sua atuação.

“Mad Men” acabou em 2015, mas nesse meio tempo a atriz fez a série “Top of the Lake”, muito elogiada e que retornará para uma segunda temporada. O papel de Elizabeth foi tão bom que lhe rendeu o Globo de Ouro.

Ainda na TV, ela participou do drama político “The West Wing”, vivendo Zoey Bartlet ao longo de algumas temporadas. Moss também fez o primeiro e único ano de “Invasão”, série sobrenatural que tinha Evan Peters no elenco.

A atriz trabalhou em alguns filmes como “Em Qualquer Outro Lugar” (1994), “Garota, Interrompida” (1999), “Complicações do Amor” (2014), “No Topo do Poder” (2015) e muitos outros.

Elizabeth Moss pode não ter um currículo extenso nos cinemas, mas por sua atuação nas séries sabemos que deveria! Ela é muito talentosa e não são só os prêmios que mostram isso. Vamos focar esse especial nos três papéis mais legais que ela fez na telinha!

Offred em “The Handmaid’s Tale”

tumblr_ojj1eujYRv1qa4l1ko3_540

Na trama, acompanhamos Elizabeth como Offred. Sua função é apenas de reprodução, ou seja, ficar grávida para um casal o qual serve. Seu dono é o Comandante (Joseph Fiennes) e por isso seu nome, que antes era Jane, se tornou Offred (algo como Do Fred).

Jane tinha uma vida normal antes dos EUA entrarem numa guerra civil e serem dominados por um regime patriarcal, cristão e totalitário. Agora Offred é constantemente estuprada pelo Comandante para engravidar, isso porque a esposa dele é estéril.

A parte mais tensa dessa série é que esse tipo de domínio já aconteceu no passado – o que dá até um arrepio na alma. Conforme acompanhamos os flashbacks, vamos entendendo como foi que o novo regime foi implantando.

Pouco a pouco, as mulheres foram perdendo seus direitos na sociedade. Seus bens foram bloqueados, elas foram impedidas da trabalhar e assim o conservadorismo foi tomando conta.

Offred é uma personagem forte na trama e por mais que seja obrigada a se submeter aos abusos do Comandante, ela tenta resistir à situação – mas não podemos contar nada além para não dar spoilers.

Além de Moss, outras personagens importantes são Ofglen, interpretada por Alexis Bledel, a eterna Rory de “Gilmore Girls”; Moira, amiga de Offred, papel de Samira Wiley (Poussey de “Orange is the New Black”); e Luke, antigo marido de Offred, vivido por O-T Fagbenle (“Looking: O Filme”).

“The Handmaid’s Tale” é umas das séries mais interessantes que lançaram esse ano e a segunda temporada já está mais que garantida.

Peggy Olson em “Mad Men”

peggy

Antes de Offred, Elizabeth Moss era a obstinada Peggy Olson em “Mad Men”. Esse é um dos papéis-referência da atriz e que a levou ao estrelato.

Quando começamos a série você pensa que Peggy será só mais uma personagem feminina que vai cair nas graças do protagonista Don Draper (Jon Hamm). Mas nãaaaaaaaaaaaao! Ela veio para mudar muitas regras da sociedade.

Se em “The Handmaid’s Tale” vemos Moss numa realidade dominada por homens, em “Man Men” sua personagem quer o fim desse machismo. Peggy era uma secretária numa agência de publicidade que consegue virar redatora, posição majoritariamente masculina no mundinho dos anos 60. A personagem vai atrás do quer e mostra que uma mulher pode fazer ainda melhor o trabalho dito como ‘de um homem’.

“Mad Men” é uma série incrível, mas é um pouco difícil no começo. Ao longo das sete temporadas você vai criando laços com os personagens e não quer largar mais. Como já citamos, o papel de Peggy Olson rendeu dois Screen Actors Guild Awards para a atriz, em 2009 e 2010.

A série começou em 2007 e acabou em 2015. Além da Elisabeth, Jon Hamm também ficou mundialmente conhecido pelo papel como o mulherengo Don Draper, assim como January Jones, Christina Hendricks e Alison Brie.

SPOILER ALERT:

Peggy começa a última temporada como redatora-chefe da tal agência. Uma secretária chegar a uma posição importante em uma das empresas mais importante de Nova York não é pouco! Principalmente na década de 60. Ela é um exemplo de poder feminino.

Robin em “Top of the Lake”

tumblr_mnvvt23q3Q1riop3bo1_r1_500

Outro papel importante na carreira da Elisabeth foi a detetive Robin em “Top of the Lake”. A série estreou em 2013 e demorou anos para anunciarem uma segunda temporada, que chega agora em 2017.

Na trama da primeira temporada, Robin Griffin é uma detetive que retorna a sua cidade natal na Nova Zelândia e vai investigar o desaparecimento de uma garota grávida de apenas 12 anos. Com uma aura paranormal, acompanhamos uma série de acontecimentos estranhos na trama, dando um clima meio “Twin Peaks” ao seriado. É difícil falar muito sobre “Top of the Lake”, é uma produção que você precisa assistir e fim!

Elisabeth Moss foi elogiadíssima por sua atuação na série e ganhou o Globo de Ouro de Melhor Atriz numa Mini-Série ou Telefilme em 2013. Além desse prêmio, ela também levou o Critics’ Choice Television Awards e foi indicada ao Screen Actors Guild Awards e ao Emmy.

A segunda temporada de “Top of the Lake” leva o subtítulo de “China Girl” e contará com as presenças ilustres de Nicole Kidman e Gwendoline Christie, de “Game of Thrones”. O novo ano chega no fim de 2017 nos EUA, pela Sundance TV.

Para quem não viu, a primeira temporada da série está disponível na Netflix.

Se você estava no tédio neste fim de semana, agora tem três séries ótimas com a Elisabeth Moss para assistir!

O post Elisabeth Moss: “The Handmaid’s Tale”, “Mad Men” e os papéis poderosos da atriz apareceu primeiro em PAPELPOP.

Nenhum comentário:

Tecnologia do Blogger.