Ads Top

Este leitor de impressões digitais da Qualcomm funciona embaixo da tela (e até com dedo molhado)

Os leitores de impressões digitais escondidos na tela dos smartphones finalmente estão chegando: a Qualcomm demonstrou uma tecnologia que permite instalar sensores biométricos ultra-sônicos embaixo de metais, vidros ou até painéis OLED. E eles conseguem ler seu dedo mesmo se o aparelho estiver submerso na água.

A demonstração foi feita em um smartphone Vivo Xplay 6 modificado para abrigar o sensor da Qualcomm. Eis um vídeo explicando o funcionamento da tecnologia:

A Qualcomm afirma que seu novo leitor biométrico é o primeiro disponível no mercado que pode ser instalado embaixo de 1.200 micrômetros (1,2 mm) de tela OLED, 800 µm de vidro ou 650 µm de alumínio. Para aumentar a segurança, a tecnologia é capaz de identificar batimentos cardíacos e o fluxo sanguíneo no dedo.

Mas o sensor ainda não é perfeito. O Engadget, que mexeu no protótipo durante um evento em Xangai, diz: “Apesar da solução funcionar como anunciado, achei que a velocidade de reconhecimento da impressão digital era visivelmente mais lenta — cerca de um segundo entre o primeiro toque e a entrada na tela inicial”. Isso pode explicar por que o Galaxy S8 não veio com o sensor na tela.

Além disso, a área de reconhecimento do sensor é pequena: “Em teoria, a mesma tecnologia de detecção poderia ser aplicada em toda a tela, mas isso aumentaria significativamente o custo de produção”. Há uma possibilidade de que, no futuro, a Vivo coloque o sensor em toda a metade inferior da tela, o que já melhoraria a experiência.

Apesar da tecnologia ter sido demonstrada pela Qualcomm, os sensores biométricos estarão disponíveis mesmo para aparelhos sem chips Snapdragon. Serão duas versões: uma para vidro e metal, que será liberada para os parceiros comerciais ainda este mês; e outra para telas, que chegará às mãos das fabricantes de smartphones no último trimestre de 2017.

Quero.

Este leitor de impressões digitais da Qualcomm funciona embaixo da tela (e até com dedo molhado)

Nenhum comentário:

Tecnologia do Blogger.