Ads Top

Estrelas semelhantes ao Sol abrigariam ingredientes para a vida

Molécula foi detectada em um conjunto de estrelas jovens (Foto: Divulgação/ESO)

Uma oportunidade de descobrir como a vida começou na Terra. Duas equipes de astronômos localizaram rastros da presença de uma molécula orgânica complexa, chamada de isocianato de metila, em um sistema estelar localizado a 400 anos luz de distância e conhecido como IRAS 16293-2422. Esse tipo de estrutura orgânica é considerada um dos ingredientes químicos básicos para a formação da vida. 

De acordo com os cientistas, essa é a primeira vez que moléculas desse tipo são localizadas em estrelas jovens: esse sistema estelar é considerado muito jovem e tem características semelhantes ao nosso Sol. Nas detecções, o gás de isocianato de metila rodeia as estrelas. 

A descoberta foi possível graças à precisão dos equipamentos que compõem o observatório ALMA, localizado no Deserto do Atacama, no Chile. Para detectar a molécula, os pesquisadores analisaram os espectros de ondas de rádio, graças ao conjunto de antenas de grandes dimensões que equipam o observatório. 

Leia mais:
+ O Guia Básico da Astronomia Amadora
+ 9 sites e canais para estudar Astronomia

Como o Sistema Solar se formou a partir do material deixado durante o desenvolvimento do Sol, os astrônomos acreditam que a análise desse conjunto de jovens estrelas fornecerá mais informações para entender a origem de nossa vizinhança espacial. 



 

Nenhum comentário:

Tecnologia do Blogger.