Ads Top

Estudo sobre mudanças climáticas é cancelado... Por mudanças climáticas

 (Foto: Universidade de Manitoba)

 

Ironia do dia: um grupo de pesquisadores da Universidade de Manitoba, no Canadá, teve de deixar um estudo sobre mudanças climáticas por conta de mudanças climáticas. Os cientistas estavam a bordo do Canadian Research Icebreaker CCGS Amundsen quando o barco encontrou dificuldades para seguir, deparando-se com uma porção de icebergs perigosos. Com os atrasos no deslocamento do barco de pesquisas, a busca por informações a respeito do deslocamento de gelo em regiões do Ártico ficou comprometida 

 "Uma segunda semana de atraso significaria que nossos objetivos de pesquisa simplesmente não poderiam ser alcançados com segurança", disse em comunicado oficial o chefe da expedição, David Barber.

Os especialistas creem que o gelo é originário do Ártico e que situações como essa se tornarão cada vez mais comuns com o aquecimento global, com o desprendimento de grandes porções de gelo das placas localizadas nos polos. A missão terá que ser deixada para o ano que vem, já que muitos dos cientistas foram prejudicados pelo atraso causado pelo problema.

Com sorte, as próximas expedições previstas para 2017 não serão afetadas: “Acreditamos que os estudos oceanográficos prosseguirão como planejado”, disse Louis Fortier diretor científico do Amundsen e do programa ArcticNet, que completou: “A equipe da Amundsen trabalhará com a Guarda Costeira Canadense e com nossos parceiros industriais para planejar o programa BaySys de 2018”.

Leia mais:
+ Iceberg gigantesco está quase se desprendendo na Antártida
+ "A tragédia está tão presente quanto no dia em que a barragem estourou"

Nenhum comentário:

Tecnologia do Blogger.