Ads Top

Falha em chips da Intel com Hyper-Threading pode causar instabilidades no sistema

Uma falha nos processadores Core de sexta e sétima gerações (Skylake e Kaby Lake) pode causar instabilidades de software em determinadas condições. O problema foi divulgado neste domingo (25) pelos desenvolvedores do Debian Linux, mas afeta todos os sistemas operacionais e entra em ação quando a tecnologia Hyper-Threading (HT) está ativada.

Não há muitas informações sobre as consequências da falha. De acordo com a Intel, ela resulta em “comportamento imprevisível do sistema”. Um desenvolvedor do Debian é mais específico, afirmando que o problema “pode causar falsos erros, mau comportamento dos aplicativos e do sistema, corrompimento e perda de dados”.

A Intel diz que a possibilidade de se deparar com o problema é baixa, já que ele aparece somente em condições bem complexas de micro-arquitetura — e, mesmo com quase dois anos no mercado, não estamos vendo relatos generalizados de instabilidades causadas pelos Skylake. Ao HotHardware, a empresa informa que já havia identificado a falha e que começou a distribuir uma correção em abril de 2017.

É pouco provável que um consumidor comum seja afetado pelo bug, mas a recomendação para evitar a falha é desabilitar o recurso Hyper-Threading no BIOS/UEFI da placa mãe até que uma atualização de firmware seja liberada. Como os núcleos lógicos do processador são desativados, é possível que haja perda de desempenho.

Falhas em processadores são raras, mas acontecem. O caso mais famoso, batizado de bug FDIV, afetava os primeiros chips Pentium e foi descoberto em 1994 por um professor que notou inconsistências em seus cálculos. Ele era fácil de ser reproduzido: uma conta específica de divisão na calculadora do Windows retornava um número errado depois de quatro dígitos decimais (1,33373 em vez de 1,33382, por exemplo). A Intel inicialmente afirmou que um usuário comum só notaria a falha uma vez a cada 27 mil anos, mas acabou fazendo recall dos chips defeituosos.

Falha em chips da Intel com Hyper-Threading pode causar instabilidades no sistema

Nenhum comentário:

Tecnologia do Blogger.