Ads Top

Fundador do Silk Road, site para venda de drogas, é condenado à prisão perpétua

O Silk Road era um mercado virtual de drogas operado na deep web. Ele foi inaugurado em 2011 e derrubado pelo FBI dois anos depois, movimentando US$ 183 milhões em vendas nesse meio tempo. Seu criador, Ross William Ulbricht, foi condenado à prisão perpétua.

A sentença foi dada em 2015, mas Ulbricht — também conhecido por seu pseudônimo “Dread Pirate Roberts” — entrou com recurso na justiça americana. A decisão final foi dada esta semana: ele realmente terá que ficar na prisão pelo resto da vida.

Os advogados de Ulbricht argumentaram que o julgamento dele deveria ter esperado pelo processo contra um agente federal corrupto. Carl Mark Force trabalhava na DEA (Drug Enforcement Administration) e tentou vender informações sobre a investigação do Silk Road para Ulbricht. Em 2015, ele foi condenado a 6,5 ​​anos de prisão.

Os juízes escrevem, no entanto, que “nenhuma das evidências reveladas pelo governo quanto à corrupção de Force isentam Ulbricht de culpa”.

A defesa de Ulbricht também argumentou que a punição é severa demais para um crime não-violento. O tribunal respondeu dizendo que “Ulbricht estava disposto a proteger seus lucros, assim como outros narcotraficantes, pagando grandes somas de dinheiro para que indivíduos que ameaçavam sua empresa fossem assassinados”.

Segundo o FBI, Ulbricht encomendou seis assassinatos; em um dos casos, ele contratou um assassino de aluguel contra uma pessoa que tentava extorquir dinheiro dele, ameaçando divulgar a identidade de usuários do Silk Road. No entanto, a agência diz que “não há provas de que esses homicídios foram efetivamente realizados”.

Quando o FBI fechou o Silk Road, havia 13.802 anúncios de drogas ilegais, incluindo metanfetamina, LSD, cocaína, heroína, cogumelos alucinógenos e maconha. O site operava através do Tor, que permite anonimizar o acesso dos usuários; e recebia pagamentos em bitcoin. Um laptop de Ulbricht foi apreendido com mais de US$ 18 milhões em criptomoeda.

Ulbricht foi condenado por sete acusações, incluindo distribuição de narcóticos pela internet e lavagem de dinheiro. A história dele vai virar um filme escrito pelos irmãos Joel e Ethan Coen, ganhadores do Oscar de melhor roteiro por Onde os Fracos Não Têm Vez e Fargo.

Com informações: Engadget, Ars Technica.

Fundador do Silk Road, site para venda de drogas, é condenado à prisão perpétua

Nenhum comentário:

Tecnologia do Blogger.