Ads Top

Gigantesco drone do Facebook faz voo de teste com sucesso

Cerca de dois anos se passaram desde que o Aquila foi anunciado e, mesmo assim, a ideia de fornecer internet a partir de um drone gigante soa estranha. Mas o Facebook não desistiu do projeto: recentemente, a aeronave completou o seu segundo voo em um teste que durou quase duras horas.

Facebook Aquila - voo

Para ser exato, o teste foi realizado em 22 de maio, apesar de ter sido divulgado só agora. Na ocasião, o Aquila sobrevoou o Deserto de Yuma, nos Estados Unidos, por uma hora e 46 minutos. Durante o voo, o drone chegou a superar 3 mil pés de altitude.

Não é uma altura muito alta. Mesmo assim, a tarefa foi complicada. Apesar de ter o tamanho de um Boeing 737 (nas palavras do próprio Facebook), o Aquila se move lentamente — voando contra o vento, a velocidade não passa de 25 km/h.

Essa vagarosidade não é uma falha de projeto. Como o Aquila está sendo desenvolvido para fornecer acesso à internet, é importante que ele sobrevoe a região atendida lentamente para não haver falhas na transmissão. Além disso, velocidades maiores provavelmente exigirão mais energia. O drone é alimentado a partir de painéis solares e deverá voar por até 90 dias seguidos sem realizar um único pouso.

Facebook Aquila

Ventos serão sempre uma complicação, de qualquer forma. O primeiro voo do Aquila, realizado em julho do ano passado, começou bem, mas a aeronave caiu depois de 96 minutos por causa dos ventos fortes.

O incidente serviu para que o Facebook pudesse fazer ajustes no projeto. O Aquila passou por mudanças aerodinâmicas, teve seu software de pilotagem automática atualizado e ganhou uma hélice para aterrissar com mais segurança, só para dar alguns exemplos.

Mas esse é um trabalho em andamento. O Facebook também instalou diversos sensores na aeronave para colher dados muito específicos, como a resistência do drone em certas altitudes, o gasto de energia sob determinadas condições, o comportamento diante de rajadas de vento e por aí vai.

Vale lembrar que o Aquila faz parte da Internet.org, divisão do Facebook que desenvolve projetos para levar acesso à internet a lugares isolados ou com infraestrutura precária.

Embora o último teste tenha terminado bem, ainda há muito trabalho a ser feito, razão pela qual o Facebook não dá previsão para que o Aquila entre efetivamente em operação.

Gigantesco drone do Facebook faz voo de teste com sucesso

Nenhum comentário:

Tecnologia do Blogger.