Ads Top

Google deixará de analisar mensagens do Gmail para personalizar anúncios

Não é novidade que o Google analisa seus e-mails para identificar seus gostos e exibir propagandas direcionadas — é o preço desse serviço gratuito. Em breve, isso vai mudar: a empresa anunciou que o Gmail para consumidores “não será usado nem escaneado para personalização de anúncios”.

Foto por Cairo/Flickr

Por que essa mudança repentina? Diane Greene, chefe de computação na nuvem do Google, explica ao Financial Times que a ideia é atrair e reter clientes empresariais, que podem ficar apreensivos em confiar na empresa com dados confidenciais.

O G Suite — serviço do Google voltado para empresas — não tem anúncios, e oferece contas de e-mail que não são analisadas. No entanto, muitos achavam que as mensagens eram vasculhadas, já que isso acontece no Gmail para consumidores.

Por isso, o Google tomou a decisão de “alinhar os anúncios do Gmail com a forma que personalizamos anúncios para outros de nossos produtos”. Com isso, eles esperam aumentar o portfólio de 3 milhões de empresas que pagam para usar o G Suite.

O Google explica como usa as mensagens do Gmail para detectar seus interesses: “se você, por exemplo, tiver recebido recentemente várias mensagens sobre fotografia ou câmeras, é possível que a oferta de um revendedor de câmeras local seja interessante. Por outro lado, se você tiver denunciado essas mensagens como spam, provavelmente não estará interessado nessa oferta”.

O Gmail continuará exibindo anúncios, mas eles serão personalizados com outros sinais, como suas buscas no Google, os vídeos vistos no YouTube e seu histórico de navegação no Chrome. Vale lembrar que você pode desativar a personalização de anúncios neste link.

O Google avisa que deixará de analisar suas mensagens do Gmail “ainda este ano” — não se trata de uma mudança imediata.

Com informações: Google, The VergeTechCrunch.

Google deixará de analisar mensagens do Gmail para personalizar anúncios

Nenhum comentário:

Tecnologia do Blogger.