Ads Top

Hoje faz 20 anos que 'Harry Potter e a Pedra Filosofal' foi publicado

Há 20 anos, o primeiro volume de 'Harry Potter' chegava às livrarias da Inglaterra (Foto: Divulgação )

 

No dia 26 de junho de 1997, foi publicado na Inglaterra um livro que contava a história de um órfão chamado Harry: aos 11 anos, o menino que morava no quarto embaixo da escada dos tios descobre que é um bruxo e é apresentado ao universo ao qual pertence. Trata-se de Harry Potter e a Pedra Filosofal, o primeiro volume da série que viria a se tornar uma das de maior sucesso da história.

A autora J.K. Rowling nem imaginava o que estava por vir quando escreveu o primeiro livro, no início dos anos 1990. Durante um discurso na Universidade Harvard, nos Estados Unidos, em 2008, a escritora contou que, sete anos depois de se formar na faculdade, tinha falhado: estava desempregada e vivia um casamento bastante complicado. 

"Eu falhei em escala épica. Estava o mais pobre possível sem ir morar na rua", disse. Após um divórcio difícil, ela se mudou com a filha pequena para Edimburgo, na Escócia, e viveu um dos períodos mais complicados de sua vida. "Eu estava muito deprimida e ter uma filha recém-nascida tornou isso ainda mais difícil", afirmou a escritora em 1997 ao jornal The Guardian. "Eu me sentia como uma não-pessoa, estava bem chateada e precisava conseguir alguma coisa. Sem o desafio, teria enlouquecido."

Na época, ela passou a escrever seu primeiro livro: Harry Potter e a Pedra Filosofal. Para a surpresa dela, o manuscrito foi disputado por dez editoras diferentes e, pouco tempo depois, os direitos de adaptação cinematográfica foram comprados pela Warner Brothers a 100 mil libras. O primeiro filme estreou nos cinemas em 2001, arrecadou US$ 974,8 milhões de bilheteria ao redor do mundo e lançou Emma Watson, Daniel Radcliffe e Rupert Grint ao estrelato. 

Vinte anos, sete livros e oito filmes depois, 'Harry Potter' se tornou um ícone cultural e transformou a vida de milhares de fãs. 

Para celebrar, o site Pottermore criou um clube do livro virtual, onde leitores da sagam têm a oportunidade de reler os livros de Rowling e discuti-los na internet. A discussão de Harry Potter e a Pedra Filosofal ocorrerá ao longo dos meses de junho e julho. Saiba como participar aqui

Leia também:
+ 7 personagens de Harry Potter que ficaram de fora dos livros
+ 17 tatuagens incríveis inspiradas em Harry Potter

Nenhum comentário:

Tecnologia do Blogger.