Ads Top

Já é mais barato gerar energia elétrica pelo vento do que por combustível fóssil

Os custos para geração de energia eólica caíram drasticamente nos últimos anos e acabam de atingir um nível histórico na Europa: pela primeira vez, está mais barato gerar energia elétrica por meio da ação dos ventos do que utilizar combustíveis fósseis, como o carvão ou gás natural, segundo o Futurism.

Estudos apontavam que o custo médio da energia eólica offshore (ou seja, em alto mar) seria reduzido para 100 euros por megawatt-hora em 2020, mas os europeus atingiram o valor três anos antes do previsto. Isso também significa que as usinas serão competitivas mesmo sem nenhum incentivo fiscal por parte dos governos locais.

Em 2013, os valores chegavam a 160 euros por megawatt-hora, de acordo com o IEEE. Mas alguns projetos futuros de energia eólica estão com preços ainda menores, chegando a 75 euros na Dinamarca e Países Baixos, ou 62 euros na Alemanha. Enquanto isso, o custo médio de geração de energia fica em 104 euros por mWh para o gás natural e 93 euros para o carvão.

No Brasil, o custo da energia eólica é significativamente mais baixo, chegando a R$ 183 por megawatt-hora em 2015 (era R$ 384 em 2005). Elas já são a segunda fonte de energia mais barata, perdendo somente para as hidrelétricas. O ar agradece.

Tecnocast 016 – Pane no sistema

O Brasil passou por uma situação nada simples no setor energético, que se agravou por conta de uma crise hídrica, política e econômica. Nesse episódio vamos conversar um pouquinho sobre como chegamos aqui e citar algumas alternativas de energias renováveis.

Já é mais barato gerar energia elétrica pelo vento do que por combustível fóssil

Nenhum comentário:

Tecnologia do Blogger.