Ads Top

Livros antigos têm cheiro de café e chocolate

 (Foto: Pixabay)

 

De acordo com estudo publicado no Heritage Science, da Universidade Pública de Londres, o cheiro de livros antigos é, predominantemente, de café e chocolate. Especialistas montaram um esquema para identificar odores do passado e diagnosticar a deterioração dos livros.

Matija Strlič, líder do projeto, idealizou o estudo quando percebeu que pesquisadores de obras antigas costumam cheirar os livros que estão analisando. Segundo eles, muito pode ser descoberto ao sentir o odor do papel. “Pensei que poderíamos desenvolver uma técnica mais precisa que o nariz humano”, afirmou Strlič, que é químico, ao Popular Science.

Livros liberam compostos orgânicos voláteis, que são identificados e classificados pelo cérebro. Essas substâncias também podem ser detectadas por máquinas — as mesmas que identificam drogas e explosivos.

Além disso, Strlič começou a trabalhar com a especialista Cecilia Bembibre para procurar traços afetivos que os aromas podem proporcionar. Não foi surpresa quando a maioria dos entrevistados afirmou lembrar de chocolate ao cheirar os livros: “Você tende a usar associações familiares para descrever o cheiro quando os desconhece”, afirma Bembibre. “Os compostos do chocolate e do café parecem ser bem próximos aos dos livros”.

Bembibre também desenvolveu uma forma dos pesquisadores e bibliotecários conseguirem identificar o cheiro que vem dos livros mais facilmente. De acordo com ela, relacionar o aroma que estão sentindo com o nome do composto pode ajudar a caracterizar o cheiro mais facilmente.

Os pesquisadores acreditam que a técnica de análise pode mudar a forma como nos relacionamos com o passado: “Acredito que podemos procurar por uma experiência multi-sensorial nos museus e galerias do futuro”, afirma Strlič.

Leia mais:
+ 12 livros para ler na adolescência segundo leitores da GALILEU
+ A ciência por trás do "cheiro do mar"

Nenhum comentário:

Tecnologia do Blogger.