Header Ads

Mais de 1,7 mil cidades podem ter 4G de 700 MHz

O 4G na frequência de 700 MHz ainda engatinha no Brasil, mas já existe viabilidade técnica para a implantação da tecnologia em 1.758 cidades brasileiras. O número foi atualizado pela Anatel nesta quarta-feira (21), quando a cidade de Goiânia terá o sinal de TV analógica desativado.

Para que o 4G de 700 MHz entre em operação, é necessário que a faixa não esteja sendo utilizada por emissoras de TV. Muitas cidades ainda possuem sinal analógico, mas nenhum canal ocupando a frequência. É o caso de Campo Grande (MS), onde a TIM já oferece o serviço — o desligamento da TV analógica na capital sul-mato-grossense está previsto apenas para novembro de 2018.

Segundo a Anatel, 291 municípios na região Norte podem receber 4G de 700 MHz, 153 no Centro-Oeste, 1.139 no Nordeste, 166 no Sudeste e 9 no Sul. As capitais com viabilidade técnica são Boa Vista (RR), Brasília (DF), Campo Grande (MS), Fortaleza (CE), Macapá (AP), Natal (RN), Rio Branco (AC), Teresina (PI), Aracaju (SE), Palmas (TO) e Cuiabá (MT).

Antes de as operadoras conseguirem autorização definitiva para ativar o 4G, os municípios precisam fazer uma campanha de mitigação preventiva, que dura em média 30 dias. Nesse período, a população é informada sobre como agir em caso de interferência da rede celular no sinal de TV. Este site mostra relatórios com a lista das cidades que já fizeram a campanha.

A faixa permite que as operadoras cubram áreas maiores com 4G utilizando menos antenas. Além disso, é possível fazer agregação de frequências (o aparelho se conecta simultaneamente às redes de 700, 1.800 e 2.600 MHz) para aumentar a velocidade da conexão, algo que as operadoras estão propagandeando como “4G+” ou “4,5G”. E fará com que as empresas liberem o VoLTE, que possibilita ligações no 4G (finalmente!).

Vale lembrar que o 4G brasileiro de 700 MHz (banda 28) não é o mesmo 4G de 700 MHz em operação nos Estados Unidos (que é uma bagunça toda misturada, com banda 12, 13, 14, 17 e 29). Aqui tem uma dica para descobrir se o seu smartphone é compatível com as bandas de 4G do Brasil.

Mais de 1,7 mil cidades podem ter 4G de 700 MHz

Nenhum comentário

-Antes de sair lembre-se de COMENTAR nós damos muito valor a opinião do leitor(você)
-Críticas e elogios serão aceitos para que possamos melhorar cada vez mais.
-Diga com suas propias palavras
-Não use palavras de baixo calão

BOM AGORA QUE JA LÊU JA PODE COMENTAR!
Diga oque voce achou dessa publicação?

Tecnologia do Blogger.