Ads Top

'Mande mais vinho', diz placa de 2 mil anos desvendada por cientistas

 (Foto: Divulgação/Shira Faigenbaum-Golovin Anat Mendel-Geberovich Arie Shaus Barak Sober Michael Cordonsky David Levin Murray Moinester Benjamin Sass Eli Turkel Eli Piasetzky Israel Finkelstein)

 

Parece que os hebreus de quase 2.600 anos atrás tinham preocupações muito parecidas com as nossas. Uma mensagem escondida em um óstraco — pedaço de cerâmica utilizado na época para registrar informações, receitas ou listas — trazia um singelo pedido: "Mande mais vinho".

O autor da ordem foi o soldado hebreu Hananyahu, que escrevia para seu amigo Elyashiv, no ano 600 a.C. na região que hoje conhecemos como Israel. O recado estava atrás de uma peça descoberta em 1965. Os arqueólogos, porém, só haviam se dedicado a traduzir a parte da frente dela.

Leia mais:
+ 3 dicas essenciais para lidar com vinho
+ Oito tipos de calendários usados pelo mundo

Agora, pesquisadores da Universidade de Tel Aviv, em Israel, descobriram a mensagem no verso do material, onde a tinta estava invisível. Utilizando tecnologia multiespectral, eles revelaram três linhas ocultas. Suas descobertas foram publicadas no periódico PLoS One.

O óstraco foi achado em um local antes conhecido como a fortaleza de Arad, uma parte do reino de Judá — o império foi destruído em 586 a.C pelo babilônios liderados pelo rei Nabucodonosor.

Além do pedido por vinho, Hananyahu também informa a seu amigo que vai ajudá-lo no que for preciso, faz uma referência a uma commodity desconhecida e comenta mais uma vez sobre bebidas alcoólicas. Apesar das descobertas, a pergunta que os pesquisadores ainda não foram capazes de responder é se o soldado recebeu ou não o seu tão requisitado vinho.

(com informações de NYT)

Nenhum comentário:

Tecnologia do Blogger.