Ads Top

Moovit estreia serviço de caronas em São Paulo

Boa notícia para quem usa o Moovit para planejar trajetos no transporte público de São Paulo: a modalidade Moovit Carpool acaba de entrar em operação na cidade. Isso significa que, a partir de agora, também será possível usar o app para conseguir carona de carro. As corridas são pagas, mas a ideia aqui não é criar mais um rival para serviços como Uber e Cabify.

A proposta é permitir que um motorista que irá percorrer determinado trajeto possa disponibilizar lugares vagos no veículo para usuários que queiram ir ao mesmo destino. Os valores pagos pelos passageiros servirão para que o motorista consiga cobrir pelo menos parte dos gastos resultantes, como o combustível consumido.

Moovit Carpool

Trata-se de um serviço concorrente ao Waze Carpool, que foi anunciado em março, mas ainda não está operando oficialmente em São Paulo. Os benefícios são óbvios: o motorista utiliza a capacidade ociosa do seu carro para cobrir parte de suas despesas; já o passageiro consegue se deslocar via carro até determinado lugar pagando uma tarifa acessível.

Não há preço fixo. O valor a ser cobrado será calculado pelo aplicativo com base em parâmetros como distância percorrida e estimativa de gastos com combustível. O motorista não é obrigado a aceitar o valor sugerido, podendo reduzí-lo ou aumentá-lo, mas dentro de um limite. Obviamente, uma tarifa alta demais afastará passageiros, por isso, o bom senso é essencial aqui.

Para evitar que o Moovit Carpool se transforme em um Uber disfarçado, o aplicativo tem duas importantes limitações: cada motorista só pode fazer até dois percursos compartilhados por dia; além disso, há um limite de até três passageiros em cada corrida.

É claro que um serviço como esse gera preocupações com a segurança. Por conta disso, tanto motoristas quanto passageiros devem cadastrar número de celular e perfil do Facebook com foto e nome real. Os perfis podem ser verificados pelas duas partes. O serviço de carona só será ativado se ambas concordarem em fazer a corrida. A partir daí, é possível trocar mensagens, se necessário.

Moovit Carpool app

Os motoristas ainda terão que cadastrar dados do veículo e, claro, informações bancárias — o pagamento das caronas é realizado uma vez por mês. Os condutores interessados devem baixar o app Moovit Carpool (para iOS e Android) e fazer o cadastro por lá.

Note, porém, que os passageiros não precisam baixar esse aplicativo: é possível solicitar caronas pelo app convencional do Moovit. Dá até para montar trajetos combinando corridas com transporte público.

Por enquanto, o serviço está operando apenas na cidade de São Paulo. Para ajudar a promover a modalidade, a Moovit estará oferecendo corridas gratuitas nos primeiros dias (mas os motoristas serão remunerados normalmente pela empresa).

Moovit estreia serviço de caronas em São Paulo

Nenhum comentário:

Tecnologia do Blogger.