Ads Top

Os 10 melhores nomes de operações da Polícia Federal

Há muito tempo que a criatividade dos nomes das operações da Polícia Federal chama a atenção. Cavalo de Troia, Zumbi, Saia Justa, Faraó, Mandrake e até Lava-Jato são alguns dos nomes que acabaram batizando algumas delas. Confira, então, dez nomes de operações que realmente foram criativos e merecem figurar entre os melhores:
.

10. Operação Arquivo X
Teve início em 2016 e investigou os negócios de um empresário brasileiro que costumava colocar a letra X no final do nome de suas empresas. Até ex-ministro chegou a ser preso durante a operação.
01

9. Operação Tabela Periódica
Foi iniciada em 2015, como um desdobramento da Operação O Recebedor. Ela investigou fraudes em licitações de ferrovias em 8 estados e no Distrito Federal.
02

8. Operação Catuaba
Foi uma operação deflagrada pela PF em 9 estados para investigar um esquema de sonegação no setor de bebidas, que ainda envolvia empresas de fachada e suborno de fiscais.
03

7. Operação Anaconda
Deflagrada em 2003, investigou a venda de sentenças no estado de São Paulo pelo juiz Rocha Mattos. Ficou famosa por expor a podridão no Judiciário brasileiro.
04

6. Operação Good Vibes
Em 2007 a Polícia Federal usou este nome na operação que investigava o comércio de ecstasy em Belo Horizonte (MG). Sete traficantes acabaram presos.
05

5. Operação Vampiro
Teve início em 2004, quando a Polícia Federal investigou fraudes no Ministério da Saúde que envolviam compra de medicamentos na área de hemoderivados.
06

4. Operação Firula
No ano de 2005 a Polícia Federal investigou crimes de lavagem de dinheiro a partir de transferências de jogadores de futebol. A operação prendeu, inclusive, ex-agentes do jogador Ronaldo.
07

3. Operação Faroeste
Realizada em 2004 pela PF no Ceará, tinha o objetivo de desarticular quadrilhas que traficavam drogas e praticavam assaltos na região.
08

2. Operação Hashtag
Iniciada em 2016 e ainda em curso, a operação atuou para desmontar uma célula do Estado Islâmico do Iraque em atividade no Brasil. É a primeira operação do tipo após a sanção da lei antiterror.
09

1. Operação Wolverine
Foi uma operação contra um ex-tesoureiro da Caixa acusado de roubar 2,5 milhões de reais em dinheiro do cofre de uma agência no Rio de Janeiro em 2016. A operação ganhou esse nome por ser a foto que o ex-funcionário utilizava no Facebook.
10

Nenhum comentário:

Tecnologia do Blogger.