Ads Top

Os 9 governos mais curtos da história do Brasil

 (Foto: Reprodução Embratur)

 

 

Se o poder é algo transitório, esses presidentes nem sentiram muito bem o gostinho de ocupar o cargo mais importante do Brasil. Conheça as pessoas que ficaram à frente da Presidência da República por menos tempo na história brasileira: 

Delfim Moreira - 15 de novembro de 1918 a 28 de julho de 1919

 (Foto: Reprodução)

 

 

Delfim Moreira ocupou o posto de vice-presidente na chapa de Rodrigues Alves, que venceu as eleições de 1918. O presidente eleito, no entanto, adoeceu de Gripe Espanhola e não chegou a assumir o cargo. Moreira  assumiu a presidência, tornando-se o primeiro presidente interino do Brasil, e conduziu o processo para a convocação de novas eleições gerais. 

Junta Governativa Provisória de 1930 — 24 de outubro a 3 de novembro de 1930
Também conhecido como Primeira Junta Militar, foi composta por Augusto Tasso Fragoso, José Isaías de Noronha e João de Deus Mena Barreto. Os três presidiram o Brasil após a deposição de Washington Luís e ficaram no poder até a posse de Getúlio Vargas — que entrou no lugar de Júlio Prestes.

José Linhares — e 29 de outubro de 1945 a 31 de janeiro de 1946

 (Foto: Reprodução)

 

 

José Linhares assumiu após a queda de Getúlio Vargas, em 1945. Foi convocado pelas Forças Armadas e ficou pouco mais de três meses no poder, realizando as eleições diretas que levaram Eurico Gaspar Dutra ao poder.

Carlos Luz — 8 a 11 de novembro de 1955

 (Foto: Reprodução)

 

 

Carlos Luz assumiu após o afastamento de Café Filho, que por sua vez tomou posse após o suicídio de Getúlio Vargas, em 1954. O governo presidencial de Luz foi o mais breve do Brasil e acabou após ser acusado de conspiração por não entregar o poder ao presidente eleito Jucelino Kubitschek.

Nereu Ramos — 11 de novembro de 1955 a 31 de janeiro de 1956

 (Foto: Reprodução)

 

 

Após a saída de Carlos Luz, Nereu Ramos assumiu por ser vice-presidente do Senado Federal e ficou até 1956, quando JK tomou posse. Ramos foi o único presidente do Brasil nascido em Santa Catarina.

Jânio Quadros —  31 de janeiro de 1961 e 25 de agosto de 1961

 (Foto: Reprodução)

 

 

Um dos ex-presidentes mais conhecidos do país, Jânio Quadros ficou famoso pela rápida ascensão ao poder e por ter criado leis peculiares, como a proibição do bíquini nas praias. Ao afirmar que era ameaçado por "forças ocultas" que operavam para sua derrubada, renunciou meses após tomar posse, em 1961.

Ranieri Mazzilli — 25 de agosto a 7 de setembro de 1961 e  2 de abril de 1964 a 15 de abril de 1964

 (Foto: Reprodução)

 

 

Ranieri Mazzilli foi presidente do Brasil por duas vezes, ambas em curtíssimo período de tempo. Mazzilli foi presidente da Câmara dos Deputados e, com a renúncia de Jânio Quadros, tomou posse enquanto vice-presidente João Goulart viajava. Já em seu segundo governo, o ex-presidente tomou posse após a cassação do mandato de Jango.

Junta Provisória de 1969 — 31 de agosto a 30 de outubro de 1969
A Segunda Junta Militar foi composta pelos ministros do Exército, Marinha e Aeronáutica: Aurélio de Lira Tavares, Augusto Rademaker e Márcio Melo, respectivamente. Os três subiram ao poder após o ditador Costa e Silva sofrer um derrame cerebral: o vice-presidente Pedro Aleixo, que era civil, foi impedido de assumir o cargo. 

Leia mais:
+ Crise abre espaço para jovens renovarem a política, diz sociólogo
+ Michel Temer: 1 ano do governo através dos memes

*Com supervisão de Nathan Fernandes e Thiago Tanji.

Nenhum comentário:

Tecnologia do Blogger.