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Pesquisa revela a melhor forma de lidar com a sua ansiedade social

Pesquisadores sugerem nova abordagem para lidar com ansiedade social (Foto: Flickr/Alessandra)

 

Quem tem ou já teve ansiedade social sabe: ouvir "fica tranquilo, vai dar tudo certo" não é uma garantia de que isso vai acontecer. Um estudo realizado pela professora de psicologia Meagan MacKenzie, da Universidade Ryerson em Toronto, no Canadá, mostra uma alternativa mais eficaz de lidar com os momentos em que a ansiedade aparece com tudo.

De acordo com a pesquisadora americana Susan Krauss Whitbourne, a ansiedade social é considerada um distúrbio psicológico e é bastante comum. Quem passa por ele sente uma angústia tremenda pelo medo de ser julgado de forma negativa pelos outros. Whitbourne dá alguns exemplos de momentos em que isso pode acontecer: quando a pessoa de repente se sente constrangida ao falar em público e se enrola para responder uma pergunta na frente do chefe por pavor de estar errado. 

A pesquisa desenvolvida na Universidade Ryerson teve como objetivo definir as escalas que a ansiedade pode ter para, assim, entender como lidar com cada uma delas. Segundo os pesquisadores envolvidos, na maior parte das vezes a ansiedade é tratada da perspectiva cognitiva comportamental. No entanto, eles acreditam que o tratamento pode ser melhor para alguns pacientes se aprenderem a identificar o que sentem e a lidar com isso — um processo conhecido como Terapia de Aceitação e Comprometimento (ACT, em inglês).

Foram definidas oito etapas da ansiedade social e cada uma delas deve receber uma nota de um (nunca acontece) a sete (sempre acontece). Confira a escala:

1 - Ter ansiedade social faz com que seja difícil para eu viver uma vida que valorizo.

2 - Eu digo a mim mesmo que não deveria ter alguns pensamentos sobre ansiedade social.

3 - Eu sacrificaria coisas importantes da minha vida para poder parar de ser socialmente ansioso.

4 - Me critico por ter uma ansiedade social que é inapropriada e irracional.

5 - Minha ansiedade social precisa diminuir antes que eu tome passos importantes na minha vida.

6 - Fico julgando se meus pensamentos sobre ansiedade social são bons ou ruins.

7 - Minha ansiedade social não interfere com a forma que vivo minha vida.

8 - Não gosto de mim mesmo quando me sinto ansioso socialmente.

De acordo com os pesquisadores, notas mais altas indicam que a pessoa entende o que passa e que está pronta para aprender a lidar com isso. Notas medianas (entre 4,5 e 5) mostram que o paciente aceitou os sintomas e está comprometido a mudar a situação. Em caso de notas abaixo de 3,5, é indicado que a pessoa busque terapia. 

Se você estiver passando por algo parecido, não hesite em buscar ajuda. Um profissional da área saberá buscar o mais indicado para você.

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