Ads Top

Pesquisadores debatem ética para a criação de máquinas inteligentes

Especialistas de diferentes áreas escreveram relatório sobre ética na robótica (Foto: Reprodução)

 

Doutor em ciência da Computação, o pesquisador Edson Prestes foi o único latino-americano a participar de um documento produzido pelo Instituto dos Engenheiros Eletricistas e Eletrônicos (IEEE) que discute o desenvolvimento de valores éticos para máquinas inteligentes e os possíveis riscos que surgirão da interação entre humanos e robôs.

E, para sorte da humanidade, Prestes afirma que seres robóticos superinteligentes e assassinos ainda não passam de ficção científica.

Por que escrever esse documento? 
Reunimos um grupo de pesquisadores de diferentes áreas e discutimos os aspectos éticos de inteligência artifical dos sistemas autônomos para que essa tecnologia promova bem-estar para a humanidade. Afinal, em um cenário em que máquinas interagirão com os seres humanos, quais serão as consequências do uso contínuo dessa interação? Quais serão os possíveis benefícios e malefícios?

E quais seriam alguns dos malefícios dessa interação entre homem e máquina?
Quando tivermos um robô em casa, será muito fácil para alguém estabelecer um elo forte com essa máquina. O que acontecerá quando o robô for retirado do convívio? No caso de robôs utilizados para fins sexuais, eles poderão ser considerados a “alma gêmea de alguém” — isso é benéfico para a sociedade?

Também existem outros pontos da inteligência artificial que precisam ser discutidos: uma máquina extremamente inteligente, que consegue fornecer todas as respostas, pode começar a desconsiderar a própria opinião do especialista, e isso é algo muito grave.

Há o risco de um futuro à la Exterminador do Futuro, com uma rebelião das máquinas liderada por um robô superinteligente?
Na minha concepção, a superinteligência é impossível. A máquina não tem compreensão real do que está fazendo: um sistema robótico criado para vencer uma partida contra um campeão de xadrez está seguindo uma configuração específica, com regras bem claras.

Agora, sabemos que a tecnologia da constituição das máquinas está se desenvolvendo a passos muito acelerados, com a evolução biológica e tecnológica — com isso, máquinas biológicas poderão nos levar a novos tipos de problemas.

Nenhum comentário:

Tecnologia do Blogger.