Ads Top

Placeholders: melhor recurso do OneDrive está de volta

Sem fazer barulho, a Microsoft está trazendo de volta um dos recursos mais interessantes do OneDrive: o Placeholders, agora chamado de Arquivos Sob Demanda. Com esse recurso, você pode acessar os arquivos guardados na sua conta do OneDrive como se eles estivessem o tempo todo em seu computador.

O Placeholders surgiu no Windows 8 e, logo que você o compreendia, ficava difícil não usá-lo. Se você tivesse um notebook com um SSD de apenas 64 GB ou 128 GB, por exemplo, conseguia economizar espaço de armazenamento deixando seus arquivos somente no OneDrive. Para acessá-los, não era necessário abrir a versão web do serviço ou um cliente: dava para fazê-lo naturalmente, via Explorer.

Arquivos Sob Demanda

Com a chegada do Windows 10, o recurso não foi levado adiante. Apesar de muito útil, a Microsoft decidiu não continuar com o Placeholders por ter se deparado com alguns problemas. Um deles era uma falha de sincronização que, sob determinadas circunstâncias, fazia o arquivo não ser aberto corretamente, mesmo que não houvesse nenhum problema com o acesso à internet.

Havia também alguns problemas de usabilidade, por exemplo, o fato de que nem sempre os símbolos sobre os ícones de arquivos e pastas que indicavam que eles estavam sincronizados com as nuvens funcionavam, deixando o usuário confuso.

Se a Microsoft já tinha intenção de trazer o recurso de volta ou simplesmente decidiu atender aos inúmeros pedidos de usuários que usavam o Placeholders, não dá para saber. O que importa é que o Windows 10 vai finalmente receber a funcionalidade: a companhia tratou de encontrar soluções paras as limitações.

Para começar, o problema das sincronizações foi corrigido. E, no Arquivos Sob Demanda (Files On Demand, em inglês), o Windows 10 passa a exibir o status dos arquivos em uma coluna separada em vez de utilizar símbolos sobre os ícones.

Arquivos Sob Demanda

Só para exemplificar, a marca de verificação verde indica que o arquivo (ou a pasta) está sincronizado, podendo ser acessado inclusive offline; já o símbolo da nuvem aponta que o arquivo está no OneDrive e precisa de uma conexão à internet para ser acessado.

Por enquanto, o Arquivos Sob Demanda está disponível na build 16215 do Windows 10 (para Insiders). Também dá para instalá-lo a partir deste executável (uma atualização do aplicativo do OneDrive), mas mesmo assim o Windows 10 precisará do update para o recurso funcionar. A intenção da Microsoft é liberar a funcionalidade no Windows 10 Fall Creators Update, que deve ser disponibilizado para todo mundo entre setembro e dezembro.

Com informações: Ars Technica

Placeholders: melhor recurso do OneDrive está de volta

Nenhum comentário:

Tecnologia do Blogger.