Ads Top

Seleção de fotos coloridas retrata a vida no início do século 20

Homem dirige um automóvel da marca Lanchester em 1913 (Foto: Reprodução)

Uma incrível viagem no túnel da História: resgatadas de arquivos públicos e pessoais, fotos coloridas registram os primeiros anos do século 20. Ao contrário da maior parte das fotografias do período, que eram em preto e branco e apresentavam pouca definição, as imagens em cores foram obtidas graças à técnica patenteada pelos irmãos Lumiére em 1903 conhecida como autocromo. 

Inventores do aparelho cinematógrafo, que permitiu o desenvolvimento da indústria cinematográfica, os franceses também idealizaram um processo para produzir fotos coloridas. A técnica era inusitada: os irmãos Lumiére tingiam farinha de batata em três cores — vermelho-alaranjado, verde e azul-violeta — e despejavam essa mistura em uma placa de vidro coberta com uma emulsão em preto e branco.

As partículas coloridas serviam como um filtro, que ganhariam sensibilidade ao entrar em contato com a luz no momento em que a fotografia era batida. Para que fosse possível fixar as cores, as fotos demoravam alguns segundos para serem produzidas. 

A técnica foi utilizada até a década de 1930, quando a empresa norte-americana Kodak desenvolveu um método mais simples e tecnológico para a obtenção de fotos coloridos, com o início da produção do filme fotográfico Kodachrome. 

A contribuição histórica da técnica dos irmãos Lumiére, no entanto, deixou registros para qualquer fã de História ficar com o queixo caído. Confira a seleção:

Garota posa para fotografia em 1912 (Foto: Reprodução)

 

Mulher (Foto: Reprodução)

 


 

Soldados (Foto: Reprodução)
Paris (Foto: Reprodução)
Indianos (Foto: Reprodução)
Mercado (Foto: Reprodução)
França (Foto: Reprodução)
Avião (Foto: Reprodução)
ópio (Foto: Reprodução)
Família (Foto: Reprodução)
Pescadores (Foto: Reprodução)
Mongolia (Foto: Reprodução)
Soldado (Foto: Reprodução)

 

Nenhum comentário:

Tecnologia do Blogger.