Ads Top

Sinal de TV analógica é desligado com atraso em Goiânia

Quase um mês depois do previsto, o sinal analógico de TV aberta foi desligado na cidade de Goiânia e em outros 28 municípios da região. Após aprovação do Gired, o corte foi realizado às 11h59 desta quarta-feira (21).

A decisão do desligamento foi feita após a divulgação do estudo realizado pelo Ibope, que diz que 95% das residências de Goiânia continuarão aptos a assistir televisão. Nas outras 28 cidades, 94% dos domicílios também já são atendidos pela TV digital. As estatísticas indicaram que a região cumpre o critério de desligamento, que define um mínimo de 93% de penetração de sinal digital nas casas.

Quem ficou com a TV sem programação deverá instalar uma antena UHF e um conversor digital. Todas as TVs produzidas a partir de 2010 e vendidas no Brasil são capazes de captar o sinal digital sem a necessidade de um conversor externo. O aparelho é facilmente encontrado em diversas lojas por cerca de R$ 100. Membros de programas sociais do governo, como o Bolsa Família, podem requisitar um kit gratuitamente.

Além de estimular que as pessoas assistam TV com maior qualidade de som e imagem, o desligamento da TV analógica prevê que o espectro anteriormente utilizado pela tecnologia seja designado para as operadoras de telefonia móvel. Com isso, será possível que as companhias ofereçam o 4G na frequência de 700 MHz, que tem maior penetração de sinal e permite cobrir mais áreas com menos antenas.

Atualmente, outras duas capitais são 100% digitais além de Goiânia: Brasília e São Paulo. As próximas capitais a terem o desligamento da TV analógica são Recife (final de julho), Fortaleza e Salvador (em setembro). A previsão é que até 2023 não haverá mais sinal analógico ativo no Brasil, mas o cronograma pode ser ajustado caso os critérios de desligamento não sejam cumpridos.

Sinal de TV analógica é desligado com atraso em Goiânia

Nenhum comentário:

Tecnologia do Blogger.