Ads Top

'Síndrome de Paris': conheça o fenômeno que atinge turistas

 (Foto: Pixabay)

 

Chegar em Paris e não encontrar as cenas do filme "O Fabuloso Destino de Amélie Poulan" pode ser demais para algumas pessoas. Uma estranha doença parece se manifestar em alguns turistas japoneses que, ao desembarcarem no que deveria ser a Cidade Luz, acabam tendo um colapso nervoso quando dão de cara com uma cidade mais cinza que Tóquio.

O fenômeno ganhou o apelido de "Síndrome de Paris". De acordo com um estudo realizado em 2004 pelo professor Hiroaki Ota, psiquiatra japonês radicado na França, ela já acometeu 63 pacientes no período de 1988 até o início do século 21. Os sintomas incluem alucinações, hipertensão, paranoia, tontura e neurose. 

Leia mais:
+ O mapa que qualquer pessoa que ama viajar deve ter por perto
+ Já é possível viajar no tempo?

Os especialistas acreditam que o problema se deve a um estresse causado pelo choque cultural. Segundo a equipe de Ota, o cansaço das viagens feitas e a mudança no fuso horário contribuem para esse tipo de confusão mental.

Os psiquiatras também desconfiam que o problema seja o resultado de algum distúrbio mental latente no viajante. "O que imagino é que a viagem pode ter sido o que chamamos de a 'última gota' para aqueles que sofram da tal Síndrome de Paris", explicou Nicolas Geeraert, psicólogo na Universidade de Essex, no Reino Unido.

O problema, no entanto, está longe de ser exclusivo da França. Segundo um análise feita no serviço médico britâncio, o governo inglês gasta milhões com turistas que sofrem colapsos parecidos enquanto estão de férias no país. 

(com informações de IFLScience)

Nenhum comentário:

Tecnologia do Blogger.