Ads Top

Sociedade Planetária teme declínio de missões da NASA em Marte

Reprodução da chegada da sonda Curiosity ao planeta vermelho (Foto: Divulgação/NASA)

 

Um comunicado divulgado pela Sociedade Planetária, organização não governamental criada em 1980, alerta para o risco de um "declínio" das missões robóticas planejadas para a exploração de Marte nos próximos anos. De acordo com Casey Dreier, diretor de política espacial da Sociedade Planetária, o orçamento da NASA destinado a novos projetos para o planeta vermelho caiu nos últimos anos e não há missões de grande escala programadas para depois de 2020.

A grande aposta da agência espacial norte-americana acontecerá na missão Marte 2020, com um robô que terá uma tecnologia capaz de trazer de volta para a Terra amostras recolhidas do solo marciano. Antes disso, em 2018, a NASA lançará a missão InSight, em que uma sonda equipada com um sismógrafo percorrerá o planeta — esse projeto ainda faz parte do Programa Discovery, que tem o objetivo de explorar o Sistema Solar. 

Fundada no estado norte-americano da Califórnia por cientistas como Carl Sagan e Bruce C. Murray, a Sociedade Planetaría defende que a NASA inicie um planejamento para desenvolver sondas e robôs exploradores para além da missão Marte 2020.

De acordo com o grupo de pesquisadores, é necessário criar uma estratégia para a criação de sondas e satélites capazes de estabelecer comunicação com a Terra em alta velocidade e mapear o território marciano com alta resolução.
 

Nenhum comentário:

Tecnologia do Blogger.