Ads Top

Startup brasileira lança aparelho portátil que faz exames médicos em minutos

Na primeira olhada, o Hilab lembra um eletrodoméstico ou até uma caixa de som portátil. Mas o dispositivo cumpre uma função bem mais nobre: fazer diversos tipos de exames laboratoriais de modo rápido e barato com auxílio das nuvens.

Hilab

Normalmente, você precisa seguir este ritual para fazer um exame: ir ao médico, sair de lá com a solicitação em mãos, se dirigir ao laboratório e, então, realizar o procedimento. Com o Hilab, o laboratório vai até você, por mais clichê que a frase soe. Em alguns casos, dá até para o exame ser feito na sala do médico, durante a consulta.

É óbvio que exames mais complexos (de imagem, por exemplo) devem continuar sendo feitos em laboratórios e hospitais especializados. Mas o Hilab é capaz de dar conta dos exames mais frequentes: testes para toxoplasmose, zika, dengue, hepatite, gravidez, colesterol, hemoglobina, vitamina D, glicemia, entre vários outros.

O procedimento é simples. Com um pequeno aparelho, uma gota de sangue é tirada do dedo do paciente. Em seguida, a capsula com a amostra de sangue é colocada dentro do Hilab, que faz uma análise eletrônica do material em até 15 minutos.

Depois, os dados são transmitidos aos servidores da curitibana Hi Technologies — startup responsável pelo equipamento — e então analisados por especialistas de acordo com o tipo de teste a ser feito. Alguns minutos depois, o laudo com o resultado do exame é enviado ao solicitante.

Todo o sistema tem como base a plataforma Azure, da Microsoft, que fornece inclusive inteligência artificial para auxiliar nas análises. A Hi Technologies conta ainda com tecnologias da Intel, além de investimentos da Positivo, que detém 50% da startup.

A companhia é remunerada por exame realizado. Médicos e clínicas não precisam pagar para acessar a plataforma. Os valores variam conforme o tipo de exame, mas, em muitos casos, a economia passa de 50% em relação a procedimentos realizados em laboratórios convencionais.

Startup brasileira lança aparelho portátil que faz exames médicos em minutos

Nenhum comentário:

Tecnologia do Blogger.