Ads Top

Testamos o Adobe Scan, que transforma documentos em PDFs editáveis

A Adobe criou o PDF, mas demorou para lançar um aplicativo que converte fotos de documentos para esse formato. Agora a empresa tem uma ferramenta chamada Scan para essa finalidade.

O Adobe Scan está disponível para iOS e Android e permite criar uma cópia digital de um documento físico: basta apontar a câmera do smartphone, e ele tira a foto automaticamente.

O arquivo é salvo na Document Cloud (o login com Adobe ID é obrigatório) e pode ser facilmente compartilhado. O documento passa por reconhecimento óptico de caracteres (OCR) para detectar o texto.

O app usa a inteligência artificial Adobe Sensei, que possui recursos de visão computacional como “detecção de limites, captura e recorte automático, correção de perspectiva e limpeza de imagem”.

No entanto, em nosso teste, o app teve dificuldade em definir os limites de uma página de livro. Na maioria das vezes, ele sugeria cortes irregulares e tirava fotos continuamente.

O melhor a fazer é enquadrar a página e tirar a foto manualmente, ou recortar a foto. Também é possível girar a página e ajustar as cores. Dessa forma, o Adobe Scan gera o PDF e reconhece bem o texto da imagem.

Você pode editar o PDF — mudar o texto, inserir assinatura etc. — se tiver uma assinatura do Acrobat DC, que custa a partir de US$ 13 mensais.

Vale lembrar que existem inúmeros outros aplicativos que escaneiam documentos de papel, como o Office Lens, da Microsoft; e o Google Drive na web.

Com informações: Engadget.

Testamos o Adobe Scan, que transforma documentos em PDFs editáveis

Nenhum comentário:

Tecnologia do Blogger.