Ads Top

Tim Cook revela que Apple está se concentrando em sistemas para carros autônomos

Não havia muita dúvida de que a Apple está trabalhando em carros autônomos, mas o CEO Tim Cook comentou publicamente os planos da empresa pela primeira vez. Em entrevista à Bloomberg, ele diz que “estamos nos concentrando em sistemas autônomos”, e que “esta é uma tecnologia central que consideramos muito importante”.

Foto por Mike Deerkoski/Flickr

Para Cook, existem “três vetores de mudança ocorrendo ao mesmo tempo”: tecnologia de carros autônomos, veículos elétricos, e serviços de transporte sob demanda (como o Uber).

A Apple está atuando em dois desses três vetores. No ano passado, ela anunciou um investimento de US$ 1 bilhão na Didi Chuxing, equivalente do Uber na China. E, como foi revelado agora, ela está trabalhando em tecnologias para carros autônomos. No entanto, a Apple não vai mais produzir veículos.

Segundo a Bloomberg, a Apple contratou mais de mil engenheiros desde 2014 para trabalhar no Project Titan, responsável por veículos autônomos. No entanto, os custos estavam altos demais.

Em 2016, o executivo Bob Mansfield assumiu o controle do departamento, desistiu dos planos de criar um carro e resolveu se concentrar em um sistema que poderia ser aplicado aos veículos de outras fabricantes.

Isso já é desafiador o suficiente: Cook diz que o projeto é “a mãe de todos os projetos de inteligência artificial”, por ser “provavelmente um dos projetos de IA mais difíceis de se trabalhar”. A Apple também está direcionando esforços para deixar a IA da Siri mais esperta.

Em abril, a Apple obteve uma licença do DMV (equivalente americano ao Detran) para testar três veículos autônomos na Califórnia. E em dezembro, ela escreveu uma carta para a autoridade nacional de trânsito dos EUA, pedindo para flexibilizar algumas regras envolvendo carros autônomos; e para tratar de forma igualitária as fabricantes já estabelecidas e as empresas novas no ramo.

Com informações: Bloomberg.

Tim Cook revela que Apple está se concentrando em sistemas para carros autônomos

Nenhum comentário:

Tecnologia do Blogger.